A 21ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1 ocorre neste final de semana em Las Vegas, Nevada. Até o momento, é uma prova considerada imprevisível para pilotos, equipes e fãs do automobilismo, pois será realizada durante a noite, tendo tudo para acontecer com a menor temperatura no ano.
O frio pode influenciar diversos aspectos da corrida na F1. As equipes e seus engenheiros vão precisar garantir que os três compostos de pneus oferecidos pela Pirelli funcionem de maneira eficaz.
Além disso, as temperaturas baixas vão impactar significativamente no resfriamento geral do carro e, portanto, nas especificações aerodinâmicas que as escuderias utilizam. Os motores V6 híbridos, que são utilizados na F1, não gostam de funcionar muito quentes, eles também não foram projetados para operar em condições de frio extremo.
Outro fator que pode ser determinante para o GP de Las Vegas é o asfalto. Ele será novo, não haverá outras categorias junto da F1 e o frio vai dificultar o aumento de temperatura. Com isso, as equipes vão precisar buscar alternativas para que os pneus desempenhem bem na pista.
— É difícil. Acho que a combinação da superfície da pista, sobre a qual sabemos muito pouco sobre o momento, e como ela irá interagir com os pneus, ditará muito sobre como será o fim de semana — disse Dave Robson, chefe de desempenho de veículos da Williams, em entrevista ao site motorsport.com.
Apesar do traçado ser novidade para todos, e alguns pilotos não terem gostado dele, é mais fácil aprender sobre a pista por conta dos simuladores. No entanto, eles não simulam a temperatura dos pneus de acordo com a realidade.
— Certamente não podemos prever exatamente como o carro se comportará em Las Vegas, por isso iremos para lá com muitas opções. Então, aconteça o que acontecer, seremos capazes de cobrir isso o mais rápido possível — afirmou Dave.
A temperatura durante o final de semana em Las Vegas pode chegar a 8ºC, muito mais baixa do que em outros circuitos da temporada. No GP do Brasil, por exemplo, a corrida aconteceu com 30ºC e o asfalto chegou a ficar em 48ºC.
— Há sempre alguma variação no quão irregular é, ou como é a superfície da pista, esse tipo de coisa. Faremos tudo o que pudermos antes do evento, mas não podemos fazer tudo. Precisamos ir lá preparados para aprender nas primeiras sessões de treinos — disse Ciaron Pilbeam, chefe de engenharia de pista da Alpine.
Os primeiros testes serão realizados na quinta-feira (16), em Las Vegas, mas no Brasil será madrugada de sexta-feira. Confira os horários das atividades:
- Treino Livre 1: sexta-feira (17), às 1h30min
- Treino Livre 2: sexta-feira (17), às 5h
- Treino Livre 3: sábado (18), às 1h30min
- Classificação: sábado (18), às 5h
- Corrida: domingo (19), às 3h