A oitava etapa da Stock Car 2023 acontece neste fim de semana no autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, com a presença de grandes nomes do automobilismo, como Felipe Massa, Rubens Barrichello e Nelson Piquet Jr. Um diferencial desta temporada é a disputa acirrada pelo título, com o tricampeão da Stock Car Daniel Serra liderando o campeonato, com 179 pontos, apenas sete à frente do vice-líder, Gabriel Casagrande, e 20 de vantagem sobre o sexto colocado, Rafael Suzuki.
Em entrevista para GZH, Serra falou sobre a expectativa para a disputa de domingo no Velopark e sobre a possibilidade de se tornar tetracampeão da categoria. Aliás, além dos três títulos já conquistados — 2017, 2018 e 2019 —, o piloto de 39 anos detém a marca de ser o maior vencedor do Velopark na Stock Car, com cinco vitórias.
— É um lugar que eu gosto muito de correr e me sinto bem. O Velopark tem uma pista diferente do que estamos acostumados, pois é bem curta e de baixa velocidade. É uma pista legal porque oferece condições diferentes em relação a outros locais — diz Serra.
Segundo ele, a Stock Car é sempre muito disputada, mas em 2023 está um pouco diferente dos anos anteriores, porque há pilotos mais próximos nas classificação e, por diversos fatores, a pontuação média está mais baixa do que o normal.
Não é para menos que há mais concorrentes para Serra, pois a categoria preza cada vez mais pela disputa, com uma regra específica que dificulta a vida dos líderes do campeonato. Os cinco primeiros na tabela geral, antes do fim de semana, devem correr obrigatoriamente com lastros no carro. O líder com 30kg extras, o segundo colocado com 25kg, o terceiro com 20kg e o quarto e quinto com 15kg. Isso gera perda de tempo em relação aos adversários e dificulta que esses pilotos disparem na pontuação.
– Não tenho mais o luxo de cometer erros ou ter problemas – explica Serra, que já teve três provas nas quais não somou nenhum ponto. Neste caso, o fato da Stock Car permitir que cada piloto descarte os quatro piores resultados na temporada é benéfica ao piloto. Após a etapa em Nova Santa Rita, vão restar mais quatro no calendário, sendo oito corridas no total.
Daniel Serra pode superar o pai
Serra é filho do ex-piloto Chico Serra, que competiu pela Stock Car e foi tricampeão — 1999, 2000 e 2001. Caso vença em 2023, ele terá superado em títulos quem o inspirou a ser piloto.
— Todas as conquistas são especiais, um título é um título e quando ganha um sempre quer o próximo. Mas quando empatei com o meu pai foi bem especial — destaca.
Velopark é considerado o autódromo mais lento
A pista de Nova Santa Rita é considerada a mais lenta do calendário. O tempo estimado de uma volta é de 55 segundos. Para ser ter uma ideia do padrão do autódromo, o gaúcho Cesar Ramos, que liderou a classificação em Goiânia, na última etapa realizada em 2023, fez uma volta a 194,059 km/h de média. Já o pole position do Velopark em 2022 foi Gabriel Casagrande, com 145,945 km/h de média.
Campanha para ajudar os desabrigados
Quem for ao evento deste fim de semana está convidado a participar da campanha da Stock Car para ajudar a população atingida pelas enchentes recentes no Rio Grande do Sul. O Velopark será um ponto de arrecadação de alimentos, roupas e cobertores. A categoria também doará parte da bilheteria para o esforço comunitário.
As doações preferenciais são produtos de higiene pessoal, roupas íntimas, fraldas infantis e adultas, além de material de limpeza. Também serão aceitos alimentos não perecíveis, agasalhos e cobertores.
Programação do fim de semana
Sábado (16)
- 09h15min – Treino Livre 2
- 13h – Classificação
Domingo (17)
- 12h10min – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
- 12h50min – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
Como assistir
- O autódromo Velopark fica na rodovia BR-386, em Nova Santa Rita.
- Os ingressos custam de R$ 30 a R$ 60 (arquibancada descoberta) e podem ser adquiridos pelo site sympla.com.br.
- Os canais SporTV 2 e SportTV 3 estão anunciando que vão transmitir treino e corrida no sábado e domingo.