Um dos principais nomes da Stock Car é Felipe Massa. Com experiência na Fórmula 1, o piloto ainda busca a primeira vitória na categoria brasileira, que está na oitava etapa do campeonato, disputada neste final de semana no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita.
Massa compete pela equipe Lubrax Podium Stock Car Team e teve um desempenho ruim na classificação que ocorreu neste sábado (16). Ele vai largar em 27º num grid com 29 carros.
— Tem alguma coisa no nosso carro que não está funcionando da maneira certa. Os quatro carros da equipe estão atrás do 22º — explicou Massa, evitando culpar o calor de 29 graus em Nova Santa Rita.
O brasileiro, que foi acostumado a acelerar nas principais pistas do mundo pela F1, não é um dos maiores fãs do traçado do Velopark.
— É uma pista travada. É tipo um kartódromo de carros grandes. Existem pistas melhores, com certeza, como Tarumã que a gente correu — disse.
Apesar de não gostar do traçado, Massa gosta da recepção dos fãs gaúchos sempre que vem correr no Estado.
— É incrível essa recepção. Os gaúchos têm muito carinho pelo automobilismo, pela gente e é sempre um prazer estar aqui — disse.
Para as duas corridas de domingo — a primeira às 12h10min e a segunda programada para 12h50min — Massa tem a esperança de conseguir um resultado melhor, apesar das dificuldades.
— Vamos tentar, mas largar atrás aqui é muito ruim. Vamos tentar buscar o máximo de pontos nas corridas e sabemos que coisas diferentes podem acontecer aqui — explicou Massa, que é o 18º no campeonato com 94 pontos.
Polêmica sobre Mundial de Fórmula 1 em 2008
A carreira de Massa na Fórmula 1 durou 15 temporadas, com destaque para os anos em que correu pela Ferrari. Ele esteve muito próximo de vencer o Campeonato Mundial de 2008, perdendo o título por um ponto para Lewis Hamilton.
No entanto, Massa está buscando justiça. Um ano após a corrida de Singapura, foi anunciado um dos maiores casos de trapaça no automobilismo: o “Singapuragate”.
O brasileiro Nelson Piquet Jr. — que também corre pela Stock Car — bateu sua Renault de propósito, após ordens do chefe de equipe Flavio Briatore, para favorecer o companheiro Fernando Alonso.
O espanhol venceu a corrida, enquanto Massa ficou apenas em 13º. Hamilton chegou em terceiro e somou pontos importantes para o campeonato que foi decidido em Interlagos. Massa venceu a corrida de São Paulo, enquanto o inglês precisava chegar em quinto para vencer o primeiro título da carreira. Hamilton fez isso ao conseguir a ultrapassagem na última curva.
Massa decidiu buscar justiça em 2023, pois o ex-chefão da F1 Bernie Ecclestone revelou em entrevista que sabia do “Singapuragate”, mas não fez nada em relação ao caso em 2008 para não manchar a imagem da F1.
A partir dessas declarações, Massa contratou advogados para ajudá-lo a ter justiça pelo título perdido. O brasileiro alega que se a corrida de Singapura fosse cancelada, ele seria o campeão de 2008.
A cada semana novas declarações aumentam a importância do caso. No entanto, Massa não quis comentar sobre o assunto, uma vez que está focado na Stock Car e confia no trabalho dos advogados.
— Estou buscando a justiça, o meu sonho de criança, um título para toda uma nação, para os brasileiros. E para os tifosi (torcedores da Ferrari) também — disse Massa em sua última declaração sobre o assunto, antes do final de semana no Velopark.