Um atentado próximo ao Circuito de Jeddah, na Arábia Saudita, atrasou em 15 minutos o segundo treino livre da Fórmula-1 nesta sexta-feira (25). O grupo Houthi, do Iêmen, reivindicou os ataques às instalações de uma petrolífera, patrocinadora da categoria automobilística e da escuderia Aston Martin, localizada a menos de 10km do autódromo.
A organização convocou uma reunião com todos os chefes das equipes e com os pilotos para a avaliar a situação. As atividades, no entanto, foram mantidas. A etapa da Arábia Saudita ocorrerá às 14h (horário de Brasília) deste domingo (27).
— Nos foi assegurado que, para o país, segurança vem em primeiro lugar, não importa a situação. Os responsáveis estão aqui com suas famílias na pista, e têm todos os sistemas para proteger essa área, a cidade e os locais em que vamos. A segurança está garantida. Temos confiança, e temos de acreditar nas autoridades locais. Desse modo, é claro, prosseguiremos com o evento — declarou o presidente da F1, Stefano Domenicali.
Leclerc domina a sexta-feira de treinos
A sexta-feira foi toda de Charles Leclerc nos dois primeiros treinos livres para o GP da Arábia Saudita, segunda etapa do Mundial de Fórmula-1, a ser disputado no domingo. Depois de ser o mais rápido pela tarde, o piloto monegasco, da Ferrari, repetiu a dose à noite, ao fazer a melhor volta em 1min30s074.
Leclerc nem utilizou os 60 minutos da sessão, pois bateu a parte dianteira esquerda de seu carro em um dos muros do circuito de rua. O holandês Max Verstappen, atual campeão mundial, ficou com o segundo tempo (1min30s214), a 0s140 de Leclerc, seguido pelo espanhol Carlos Sainz (1min30s320), também da Ferrari, que girou 0s246 mais lento do que o líder.
O mexicano Sergio Perez, com Red Bull, foi o quarto (1min30s360), seguido pelo britânico heptacampeão mundial Lewis Hamilton, com Mercedes (1min30s513). George Russell, o outro piloto da Mercedes, completou o treino em sexto (1min30s664).
A boa surpresa da sessão foi o bom rendimento da McLaren, após má participação no GP do Bahrein. O britânico Lando Norris foi o sétimo (1min30s735). Já seu companheiro, o australiano Daniel Ricciardo, terminou apenas em 15º (1min31s527).
O francês Esteban Ocon (1min30s760), da Alpine, o finlandês Valtteri Bottas (1min30s832), da Alfa Romeo, e o japonês Yuki Tsunoda (1min30s886), da AlphaTauri, completaram a lista dos dez primeiros.
Os carros voltam à pista de 6.125 metros neste sábado para o treino classificatório, às 14 horas. No domingo, a corrida tem início previsto para o mesmo horário.