Os Emirados Árabes Unidos viram uma das corridas mais emocionantes de todos os tempos na Fórmula-1. Max Verstappen, da Red Bull, e Lewis Hamilton, da Mercedes, entraram na pista empatados em pontos. E, na última volta, o holandês ultrapassou o britânico para se tornar, aos 24 anos, o novo campeão da Fórmula-1.
Hamilton ultrapassou Verstappen logo na largada. O holandês chegou a tocar no carro do adversário, mas o britânico manteve a posição. A sete voltas do fim, a diferença era de 11 segundos.
No entanto, Nicholas Latifi, da Williams, bateu em uma barreira de proteção ao lutar por posição com Mick Schumacher e obrigou a entrada do safety car na 54ª volta. Pelas regras, foi permitida a passagem dos retardatários e houve relargada na última volta.
Assim, na chance derradeira, Verstappen ultrapassou Hamilton e confirmou o título. Além dos 25 pontos da vitória, o holandês somou um ponto da volta mais rápida e abriu oito de vantagem para Hamilton, que ficou em segundo no campeonato de pilotos.
Apesar da derrota entre os pilotos, a Mercedes foi campeã de construtores, com 613,5 pontos, contra 585,5 pontos da Red Bull.