O finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, venceu neste domingo o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 no circuito de Suzuka, com o alemão Sebastian Vettel, Ferrari, na segunda posição e o britânico Lewis Hamilton, também da Mercedes, na terceira.
Graças à sexta posição — posteriormente sétima — na corrida do outro piloto da Ferrari, o monegasco Charles Leclerc, a Mercedes conseguiu seu sexto título consecutivo de construtores.
A Ferrari havia conquistado a primeira fila nos treinos classificatórios, que tiveram que ser adiados de sábado para a manhã de domingo devido ao tufão Hagibis, mas a escuderia se complicou desde o início da corrida.
Com 177 pontos de distância no campeonato, graças também ao ponto extra para Hamilton por fazer a volta mais rápida da corrida, as "Flechas de Prata" não podem mais ser alcançadas pela escuderia italiana, segunda na tabela.
No campeonato de pilotos, a vantagem na classificação do pentacampeão britânico em relação a Bottas passou de 73 para 64 pontos, mas ele poderá se sagrar campeão no próximo Grande Prêmio do México se conseguir um resultado muito melhor que o finlandês.
A Mercedes está cada vez mais perto de conseguir uma sexta dobradinha consecutiva (campeonato de pilotos e de construtores), algo inédito na Fórmula 1. Até o momento era a Ferrari quem possuía o recorde de dobradinhas seguidas com cinco, as obtidas entre 2000 e 2004 com o alemão Michael Schumacher.
— Estou feliz, muito feliz — disse Bottas ao final da corrida em que o finlandês largou na terceira posição em um grid comandado por Vettel. — Começar em terceiro não é fácil. Tive uma largada muito boa, consegui ficar em primeiro e em seguida o ritmo foi superbom, pude controlar a corrida.
Neste domingo ficaram sem chances de serem campeões Leclerc, terceiro no Mundial, Vettel e o holandês Max Verstappenm, da Red Bul, que estão empatados em pontos na quarta e quinta posição do campeonato.
Com a mão na taça no mundial de pilotos, Lewis Hamilton vibrou com o hexa da Mercedes.
— É alucinante ver isso acontecer como recompensa para tanto trabalho duro — exclamou o britânico. — Quando cheguei à equipe em 2013, vi a dedicação de todos e isso não mudou desde então, apesar dos êxitos ano após ano.
Perto da perfeição
— Vendo de fora, as Mercedes estão muito perto da perfeição cada vez que vão para a pista — elogiou Sebastian Vettel. — São muito regulares e quase não cometem erros.
Além da ultrapassagem de Vettel por parte de Bottas, que a partir de então não deixou mais a liderança, houve o choque de Leclerc com Verstappen na primeira curva.
Penalizado depois da corrida com cinco segundos por este incidente, que provocou o abandono do holandês, e com mais 10 segundos por não trocar o mais rápido possível sua asa dianteira danificada, o monegasco caiu do sexto lugar para o sétimo.
O tailandês Alexander Albon, da Red Bull, e o espanhol Carlos Sainz, McLaren, terminaram em quarto e quinto lugar respectivamente.
Os comissários decidiram não aplicar sanções em outro incidente na 53ª volta envolvendo o mexicano Sergio Pérez (Racing Point), nono colocado, e o francês Pierre Gasly (Toro Rosso), que terminou em oitavo.
Classificação do GP do Japão de 2019
- Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
- Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
- Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
- Alexander Albon (TAI/Red Bull-Honda)
- Carlos Sainz Jr (ESP/McLaren-Renault)
- Daniel Ricciardo (AUS/Renault)
- Charles Leclerc (MON/Ferrari)
- Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso-Honda)
- Sergio Pérez (MEX/Racing Point-Mercedes)
- Nico Hülkenberg (ALE/Renault)
- Lance Stroll (CAN/Racing Point-Mercedes)
- Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso-Honda)
- Lando Norris (GBR/McLaren-Renault)
- Kimi Räikkönen (FIN/Alfa Romeo Racing-Ferrari)
- Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari)
- Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo Racing-Ferrari)
- Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)
- George Russell (GBR/Williams-Mercedes) não cruzou a linha
- Robert Kubica (POL/Williams-Mercedes) a 2 voltas
Classificação do mundial de pilotos
- Lewis Hamilton (GBR) 338 pts
- Valtteri Bottas (FIN) 274
- Charles Leclerc (MON) 221
- Max Verstappen (HOL) 212
- Sebastian Vettel (ALE) 212
- Carlos Sainz Jr (ESP) 76
- Pierre Gasly (FRA) 73
- Alexander Albon (TAI) 64
- Daniel Ricciardo (AUS) 42
- Nico Hülkenberg (ALE) 35
- Sergio Pérez (MEX) 35
- Lando Norris (GBR) 35
- Daniil Kvyat (RUS) 33
- Kimi Räikkönen (FIN) 31
- Kevin Magnussen (DIN) 20
- Lance Stroll (CAN) 19
- Romain Grosjean (FRA) 8
- Antonio Giovinazzi (ITA) 4
- Robert Kubica (POL) 1
Classificação do mundial de construtores
- Mercedes 612 pts CAMPEÃ
- Ferrari 433
- Red Bull-Honda 323
- McLaren-Renault 111
- Renault 77
- Toro Rosso-Honda 59
- Racing Point-Mercedes 54
- Alfa Romeo Racing-Ferrari 35
- Haas-Ferrari 28
- Williams 1