Grid cheio nas categorias Endurance, Copa Truck, Mercedes Challenge, Turismo Nacional e Porsche GT3 Challenge. Tricampeonato de Geciel Andrade nas 12 Horas de Tarumã. Títulos internacionais obtidos por Alline Cipriani (categoria Trans-AM/Classe A3), Felipe Nasr (IMSA), Felipe Drugovich (EuroFórmula-3 Open), Enzo Fittipaldi (Fórmula-4 Italiana), Caio Collett (Fórmula-4 Francesa). Eis aí o que houve de melhor no automobilismo brasileiro em 2018.
Lewis Hamilton (campeão mundial de Fórmula-1), Simon Pagenaud (Indy), Joey Logano (Nascar), Sebastian Ogier (Mundial de Rally), George Russel (F-2). Eis aí o que houve de melhor no automobilismo internacional.
Poucos carros no grid do Nrasileiro de Marcas, conhecidas empresas cancelando patrocínios, mais um ano sem uma forte categoria nacional de monopostos e o grave acidente protagonizado pela alemã Sophia Flörsch no GP de Macau de Fórmula-3. Estas, sem dúvidas, as más notícias do ano.
Menos mal, 2019 vem aí. E repleto de boas novas. A começar pelo fato de que teremos dois pilotos brasileiros – Sérgio Sette Camara e Pietro Fittipaldi – na Fórmula-1, ambos na condição de test drivers, mas, ainda assim, devidamente cotados para assumir a vaga de piloto principal nos times com os quais assinaram contrato: McLaren e Haas, respectivamente.
Ainda em termos internacionais, teremos a chance de torcer para os cinco brasileiros inscritos na tradicional 24 Horas de Daytona. Em equipes distintas, Rubens Barrichello, Bia Figueiredo, Felipe Nasr, Pipo Derani e Christian Fittipaldi prometem muito empenho na briga pela vitória. Já na Fórmula-E, categoria dos carros elétricos, teremos três pilotos do país contra o resto do mundo. Isso mesmo: em 2019, os já consagrados Nelsinho Piquet e Lucas DiGrassi ganharão a companhia do experiente Felipe Massa.
Precisa mais? Pois temos: Interlagos, mais uma vez, sediará uma etapa do mundial de F-1. A Stock Car continuará encantando torcedores e, como já se tornou tradição desde 2018, realizará a badalada Corrida do Milhão. Para os torcedores gaúchos, uma notícia alentadora: Tarumã está volta de ao calendário da principal categoria do automobilismo nacional. O circuito de Viamão será palco da etapa de abertura, dia 7 de abril.