A Mercedes se juntou à Red Bull para pressionar por uma mudança nas regras de motor da Fó,rmula-1 para 2018. No GP de Monza, com várias penalidades de grid gerando muita confusão sobre a ordem do grid em corridas recentes, Christian Horner, da Red Bull, defendeu uma mudança para o próximo ano. Em 2018, os pilotos terão que se contentar com apenas três motores por toda a temporada em vez dos quatro atuais, mas Horner é totalmente contra isso.
O presidente da equipe Mercedes, Niki Lauda, concorda que a mudança programada de quatro para três motores é um erro do Grupo de Estratégia da F-1.
— Todos disseram que os motores só poderiam ser mais baratos para os clientes se construíssemos menos, mas sabemos há muito tempo que nada será economizado com os três motores, porque o desenvolvimento nas bancadas de teste custam mais — disse Lauda à revista alemã Auto Motor und Sport.
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Outra controvérsia importante envolve a forma como a FIA penaliza os pilotos depois que sua alocação de motores está esgotada para a temporada. Mesmo o executivo-chefe da F-1, Chase Carey, admite que a confusão gerada pelas punições de grid não é ideal.
O GP da Itália, por exemplo, contou com nove carros com penalizados no grid, incluindo uma penalidade de 35 posições para Fernando Alonso, 25 para Stoffel Vandoorne e 20 para Daniel Ricciardo.
— A estrutura de punições de grid claramente chegou a um lugar que ninguém acha que esteja funcionando da maneira que queremos. Então nós tivemos a melhor parte ou a metade do grid com algum tipo de punição difícil de explicar ao público em Monza — disse Carey à agência de notícias AFP em Cingapura. — A tecnologia é uma parte importante disso, mas você não quer que seja um esporte sobre engenharia acima de tudo. Você quer que seja um esporte sobre pilotos e ótima competição que utiliza o estado da arte do automobilismo.
*LANCEPRESS