A Toyota foi a mais rápida nos treinos classificatórios e vai largar na pole-position das 24 Horas de Le Mans. O carro número 7 dos japoneses, comandado por Kamui Kobayashi, parte da posição de honra na tradicional prova de longa duração – com direito a recorde da pista quebrado.
Kobayashi, que terá a companhia de Mike Conway e Stéphane Sarrazin, marcou sua melhor volta desta quinta-feira (15) em 3min14s791, abaixo do tempo registrado em 1985. Na época, a reta de Mulsanne, com mais de sete quilômetros de extensão, ainda não tinha nenhuma chicane, enquanto hoje há duas sequências para diminuir a velocidade máxima dos carros no trecho.
Leia mais:
Após teste, Renault elogia ritmo de Robert Kubica
Matheus Leist é o mais rápido em teste de novatos da Indy
Vitor Genz comemora vitória pioneira na Stock Car: "Deu tudo certo"
São seis carros na disputa da LMP1, a principal divisão – que tem os modelos mais rápidos –, de um total de 60 carros inscritos. Além da Toyota, Porsche e ByKolles participam da classe. Nenhum brasileiro compete nesta divisão.
O melhor piloto do Brasil foi Bruno Senna, na LMP2. A bordo de um Vaillante Rebellion Oreca, ele começa na 10ª posição geral, quarta na sua classe. Nelsinho Piquet é o 11º, André Negrão o 14º, Rubens Barrichello o 23º, Daniel Serra o 32º, Pipo Derani o 40º, Tony Kanaan o 43º e Fernando Rees o 45º no grid.
As 24 Horas de Le Mans começam às 10h deste sábado (17) e vão até as 10h de domingo. A prova terá transmissão das horas iniciais e das horas finais, além de trechos durante o dia, pela Fox Sports.