A chance de testar um carro da Fórmula-Indy foi bem aproveitada por Matheus Leist. Destaque da Indy Lights após vencer as 100 Milhas de Indianápolis, o gaúcho participou, nesta quarta-feira (14), do treino da Indy para novatos, no circuito de Road America. E, mais uma vez, Leist mandou bem: o piloto nascido em Novo Hamburgo foi o mais rápido da sessão, com um carro da Andretti.
– Foi um treino muito bacana. Consegui fazer muitas voltas, andando metade do dia e na outra metade o Alexander Rossi (vencedor das 500 Milhas de Indianápolis no ano passado) assumiu. O carro é muito rápido nas curvas, bem diferente do monoposto da Lights. Consegui evoluir bem em todas as saídas com o carro, e a equipe Andretti elogiou os tempos obtidos. Foi um dia inesquecível para a minha carreira. Espero que seja o primeiro de vários com o carro da Indy – comemorou o gaúcho o treino.
Leia mais:
Lowe: "Hamilton tem a velocidade de Senna, mas não a maldade"
Verstappen se mostra preocupado com perspectivas para 2018
Vitor Genz fatura segunda corrida em Cascavel e é o primeiro gaúcho a vencer na Stock Car
Campeão da F-3 Inglesa em 2016, Leist está no seu primeiro ano no automobilismo americano, competindo na Lights, série de acesso à Indy. O piloto, no entanto, já encontrou seu ritmo com os carros e circuitos e tem, como grande objetivo, buscar uma vaga na categoria principal na próxima temporada.
– Foi uma experiência incrível. O ponto de freada do carro é fantástico, e com certeza é o carro mais veloz que eu já dirigi na minha carreira. Como já tinha pilotado nesta pista com o carro da Lights, deu para perceber que algumas curvas que não eram possíveis de fazer com pé embaixo (no Lights), e no carro da Indy era super fácil de fazer. Pena não ter conseguido andar muito com os pneus novos. Saí dos boxes, dei apenas quatro voltas e começou a chover. Depois esperamos uma hora e somente após essa pausa que eu consegui virar meu melhor tempo. O pneu não era mais zero, mas mesmo assim eu fui mais rápido que os outros estreantes – explicou.
Leist vai seguir no circuito localizado em Elkhart Lake, considerado um dos mais técnicos e desafiadores dos Estados Unidos. A próxima rodada dupla da Indy Lights será realizada nos dias 24 e 25 de junho.
Tempos dos estreantes:
1º) Matheus Leist (Andretti) – 1min44s7
2º) Nico Jamin (Andretti) – 1min44s9
3º) Zachary Claman De Melo (Schmidt Peterson) – 1min44s9
4º) Dalton Kellett (Andretti) – 1min45s3