Ex-piloto de Fórmula-1 da Red Bull e atual campeão Mundial de Endurance, Mark Webber vai se aposentar do automobilismo profissional no final de sua atual campanha na Porsche LMP1. A última corrida do australiano será a final do WEC 2016 no Bahrain dia 19 de novembro. Depois disso, Webber trabalhará como "representante especial" da Porsche.
Webber teve sua primeira chance na Fórmula-1 em 2002, com a Minardi, marcando pontos sua já na sua estréia em casa, e correu com a Jaguar e Williams antes de se juntar à Red Bull em 2007. Foi com a equipe austríaca que teve sua passagem mais bem sucedida na categoria, com nove vitórias, terminando em terceiro lugar o Mundial de Pilotos em três ocasiões antes de deixar a F-1 no final da temporada de 2013.
Desde que entrou para o programa de endurance da Porsche em 2014, Webber ganhou sete provas do WEC com Timo Bernhard e Brendon Hartley. O trio faturou o título de pilotos do ano passado e chegou em segundo nas 24 Horas de Le Mans.
– Cheguei onde mereço. A Porsche é a marca que eu sempre amei, e aquela que mais me convém. Vou perder a velocidade e a competição, mas quero sair no auge, e estou muito ansioso pelas minhas novas tarefas. Foi uma grande mudança da Fórmula 1 para o WEC, uma experiência totalmente nova. Mas ela veio no momento certo para mim. Descobri que gostava de partilhar um carro, e a química entre Timo e Brendon é especial para mim, algo que sempre vou lembrar. Vai ser estranho entrar no carro de corrida pela última vez no Bahrain, e agora vou desfrutar completamente de cada momento das corridas que restam – disse o piloto australiano.
Webber, Bernhard e Hartley estão em quarto lugar na classificação do WEC, faltando três rodadas para o fim do campeonato. A próxima etapa será disputada em Fuji, no Japão, neste final de semana.
*LANCEPRESS