Marc Márquez conquistou sua primeira vitória da temporada pela Honda durante o dramático GP da Argentina de MotoGP ao Jorge Lorenzo cair e a Ducati jogar fora a chance de terminar nos pontos com seus dois pilotos na última curva. Márquez se recuperou de uma largada ruim e manteve Valentino Rossi para trás durante o primeiro ‘stint’ antes de disparar para vencer no Termas do Rio Hondo.
A Ducati tinha a segunda e a terceira posições na última volta, até Andrea Iannone e Andrea Dovizioso colidirem na última curva, elevando Dani Pedrosa para terceiro. Lorenzo liderou na primeira curva enquanto Iannone forçou na frenagem e quase derrubou os dois pilotos da Honda, porém todo mundo escapou ileso, já que Dovizioso aliviou em segundo.
Leia mais:
O pole Márquez inicialmente caiu para quarto. Sua trajetória afetada por Iannone, mas ele superou o lento Lorenzo, passou Rossi e Dovizioso no espaço de uma volta para reconquistar a vantagem. Rossi permaneceu colado na traseira da Honda de Marc Márquez e conseguiu passar o espanhol na reta oposta, mas extrapolou na freada, devolvendo a liderança para Márquez.
A dupla trocou de posições na volta seguinte antes de ambos irem para os boxes na mesma volta para sua troca de moto obrigatória. A incerteza sobre a durabilidade e segurança dos pneus traseiros fez os dirigentes encurtarem a corrida em cinco voltas e obrigarem uma troca de moto dentro de uma janela de três voltas no meio da corrida.
Foi durante esta fase que Márquez executou perfeitamente sua estratégia e uma rápida volta de saída dos boxes permitiu que ele aumentasse sua liderança para três segundos sobre Rossi. Ao Márquez escapar, Rossi teve que ficar na defensiva, já que Maverick Viñales e Iannone fecharam a diferença ao piloto da Yamaha.
A próxima etapa da temporada será realizada no Circuito das Américas entre os dias 8 e 10 de abril.