Pela sexta vez na temporada, Lewis Hamilton recebeu a bandeira quadriculada. Na manhã deste domingo, o piloto inglês dominou de ponta a ponta o circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, e conseguiu mais uma vitória ano. Se na frente o inglês dominou, a corrida foi muito equilibrada na disputa pelas outras posições. Massa brigou bastante, Kvyat voou e a Ferrari errou, dando a Romain Grosjean seu primeiro pódio em 2015.
Largando na pole position, Hamilton apertou o pé desde o começo da corrida. A largada, porém, reservou surpresas. Sérgio Pérez largou em terceiro e passou Rosberg, chegando à segunda colocação. Daniel Ricciardo foi no embalo: começou em quinto e pulou para terceiro. Felipe Massa, que começou em sexto, perdeu colocações, mas se superou ao decorrer da corrida.
As primeiras voltam marcaram a superioridade da Mercedes. Hamilton continuou em primeiro e Nico Rosberg retomou a segunda colocação. Pérez, em terceiro, e Ricciardo, em quarto, brigavam bastante pelas colocações. Massa ressurgiu aos poucos e brigou na frente. A corrida mudou na 21ª volta, quando a Red Bull do australiano deu pane e Ricciardo teve que sair da pista.
A ausência do australiano abriu espaço para Romain Grosjean, da Lotus, e Daniil Kvyat, da Red Bull, brilharem. O piloto francês, que largou na nona posição, pisou fundo para ganhar posições até chegar à disputa pela terceira colocação com Sebastian Vettel. O alemão, após ter largado em oitavo, fez boa corrida de recuperação em uma estratégia ousada da Ferrari em trocar os pneus somente uma vez, enquanto todas as outras equipes mudaram o jogo em duas oportunidades.
Enquanto Grosjean conquistava segundos a cada volta pela terceira posição, o russo Kvyat voava atrás após ter colocado pneus macios. O piloto da Red Bull ultrapassou Bottas, Verstappen, Raikkonen, Massa e Pérez em poucas voltas para acabar a corrida na quarta posição. Faltando uma volta para o fim, o pneu traseiro de Vettel estourou e abriu espaço para Grosjean finalmente concretizar a ultrapassagem após ter feito excelente corrida pela Lotus.
Felipe Massa também foi beneficiado pelo erro da antiga equipe e acabou na sexta colocação. Oito pontos que o fizeram chegar à quinta colocação no campeonato e ultrapassar o companheiro de Williams Valtteri Bottas.
* Lancepress
Sempre ele
Hamilton lidera de ponta a ponta e vence o GP da Bélgica de Fórmula 1
Britânico da Mercedes foi seguido do companheiro Nico Rosberg e de Romain Grosjean, da Lotus
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: