O Grande Prêmio de Abu Dhabi foi marcado por extremas emoções e várias colisões. Ao fim das 55 voltas, dois pilotos tiveram motivos para sorrir festejar: Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel. O finlandês fez uma corrida praticamente perfeita e conseguiu a sua primeira vitória na temporada, a primeira desde 2009. Já o alemão chegou em terceiro após largar da última posição e conseguiu manter a liderança do Mundial a duas etapas do fim. O que tinha tudo para ser desastroso para o piloto da Red Bull, acabou saindo de ótimo tamanho.
Com os 15 pontos somados pela posição, Vettel deixa os Emirados Árabes Unidos dez pontos à frente de Fernando Alonso, que foi segundo (255 a 245). O lucro é enorme tendo em vista que a certa altura da prova o ferrarista chegou a ocupar momentaneamente a liderança. Raikkonen aparece em terceiro, com 198 pontos. O inglês Jenson Button chegou no quarto lugar e ficou fora do pódio, aumentando ainda mais a frustração da Mclaren, que tinha visto Lewis Hamilton abandonar a prova na 20ª volta, quando liderava.
Os dois brasileiros conseguiram pontuar. Felipe Massa foi o sétimo, seguido de Bruno Senna. A próxima etapa da temporada, a penúltima do campeonato, será realizada no dia 17 de novembro, em Austin, nos Estados Unidos. Será a inauguração do circuito. No dia 25, o Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos, encerrará o Mundial.
A CORRIDA
A largada foi tumultuada e com alguns incidentes. Lewis Hamilton conseguiu manter a ponta e Mark Webber, que largava em segundo, perdeu a posição para Kimi Raikkonen e Pastor Maldonado. Lá no fundo do grid, Nico Hulkenberg acertou o companheiro Paul di Resta e Bruno Senna e teve de abandonar a prova.
Ainda na primeira volta, Fernando Alonso partiu para cima de Mark Webber e conseguiu subir para o quarto posto. Saindo dos boxes, Vettel veio atropelando seus concorrentes lá atrás e rapidamente pulou para o 18º posto. Na oitava volta, ele já era 13º. Na nona volta, um forte acidente obrigou a entrada do Safety Car. Nico Rosberg atropelou o carro de Narin Karthijeyan, que vinha lento, decolou e acertou com violência o muro. Porém, nada de grave aconteceu com o alemão. Ele saiu do carro andando. Por causa do incidente, a prova ficou sob bandeira amarela por seis voltas.
Antes da relargada, Vettel foi aos boxes para trocar pneus e o bico do carro. Com a prova novamente em andamento, ele ultrapassou Grosjean, mas como usou a parte de fora da pista, devolveu a posição. Na volta seguinte, a 18ª, voltou a passar o francês. Na 20ª volta, Lewis Hamilton ­ até então líder absoluto - teve problemas no carro e parou na grama.
Raikkonen assumiu a ponta. Na sequência, Alonso ultrapassou Pastor Maldonado e assumiu a segunda posição. A prova estava bastante movimentada e, ao tentar ultrapassar Maldonado, Mark Webber rodou. Algumas voltas mais tarde, na 26ª, Webber disputou posição com Massa e os dois se tocaram. Na sequência, o brasileiro rodou, mas manteve-se na prova.
Na 32ª volta, Sebastian Vettel já aparecia na segunda posição. Com um forte ritmo de corrida, Kimi Raikkonen seguia na ponta. Seis volta depois, o alemão entrou nos boxes, manteve os pneus macios em seu carro e voltou no quarto lugar. Ele ainda contou com a sorte, pois no 40º giro, um Safety Car entrou na pista após uma batida de Pérez, Grosjean e Webber. Depois da relargada, o momento de maior emoção foi a ultrapassagem de Sebastian Vettel sobre Jenson Button a três voltas do fim. Alonso tentou colocar pressão sobre Raikkonen, mas o finlandês conseguiu se segurar na frente.
GP de Abu Dhabi
1 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - 1h45m58s667
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 0s852
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 4s163
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 7s787
5 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 13s007
6 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 20s076
7 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 22s896
8 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 23s542
9 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 24s160
10 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 27s400
11 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 28s000
12 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 34s900
13 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 47s700
14 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 56s400
15 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 56s700
16 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 1m04s500
17 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a 1m11s500
Pilotos que não completaram a prova
Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - na volta 42
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - na volta 38
Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - na volta 38
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - na volta 20
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - na volta 8
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - na volta 8
Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - na volta 1