O projetista chefe da Ferrari, Nikolas Tombazis, disse que a evolução que a escuderia vem apresentando ao longo do campeonato fez com que a autoconfiança do time voltasse e acredita até na possibilidade de conquistar o título de 2012.
No início da temporada, a Ferrari veio apresentando um rendimento muito abaixo do esperado em relação aos últimos anos, entretanto, as boas apresentações de Fernando Alonso, que chegou a vencer uma corrida na Malásia, amenizaram a situação.
Além disso, Felipe Massa vem demonstrando uma melhora nos treinos e nas posições finais das provas, muito aquém do que se espera, mas melhor do que no início do ano.
- Certo ou errado, existe a expectativa de que, sendo a Ferrari, devemos vencer todas as corridas e ser sempre competitivos. No começo do ano, estávamos em uma situação não competitiva, o que foi um grande choque para mim, pessoalmente, e todos os meus colegas - disse Tombazis, ao Autosport, e acrescentou:
- Foram meses difíceis, mas conseguimos esfriar a cabeça e ver o problema com calma. E acho que as últimas corridas foram um estímulo moral para todos nós: nos fizeram acreditar que podemos ter um trabalho bem feito.
O time de Maranello ocupa a quarta posição no Mundial de construtores com 97 pontos, 67 pontos a menos que a Red Bull, primeira colocada. Nas últimas duas corridas, a Ferrari conseguiu colocar seus dois carros na zona de pontuação, fato que só tinha acontecido no GP do Bahrein. Além disso, Fernando Alonso foi ao pódio mais uma vez e é o vice-líder do Mundial de pilotos com 86 pontos.
- No momento, estamos razoavelmente satisfeitos com o ponto onde estamos agora, comparando com o nosso começo. Porém, não podemos ficar totalmente felizes, já que não estamos em condição de dominar todas as corridas ou mesmo vencê-las. E esse é sempre nosso objetivo - completou.