Faltam 20 dias para mais uma edição do vestibular da UFRGS. O exame, que ocorre entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2018, terá 32.436 candidatos concorrendo a 4.017 vagas, distribuídas entre 91 cursos de graduação. Medicina é o curso com maior índice de procura, 83,83 candidatos por vaga. Fisioterapia (27,95), Psicologia Diurno (27,82) e Psicologia Noturno (26,14) seguem a lista das graduações mais procuradas.
As provas serão realizadas nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí. Os candidatos deverão comparecer às 8h nos respectivos locais de realização do exame, munidos de documento de identificação e caneta esferográfica azul ou preta.
Não será permitido o ingresso e a realização das provas do dia ao candidato que comparecer após o fechamento dos portões do local de realização do vestibular, previsto para as 8h30min.
Provas objetivas e redação
Assim como nas últimas edições, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos em cada dia para a realização do exame. Física, Literatura e Língua Estrangeira compõem o primeiro dia de provas, em que os postulantes a UFRGS terão de responder 75 questões objetivas, 25 de cada disciplina.
Português e Redação são os desafios encontrados no segundo dia. Nas últimas edições do vestibular, a UFRGS apresentou versatilidade e surpreendeu muitos candidatos com os temas dissertativos propostos. Se em 2013 exigia a reflexão sobre o papel e os limites do humor na sociedade, no ano seguinte pediu para os candidatos identificarem um livro que fosse o seu clássico e explicarem por que a obra mereceu esse lugar em sua vida.
Apesar da imprevisibilidade da temática, os candidatos podem contar com a tranquilidade de um estilo de prova já conhecido. A UFRGS sempre exige uma dissertação argumentativa, na qual é necessário adotar um ponto de vista e defendê-lo.
Calendário das provas:
07/01/2018 – Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna. Horário: 8h30. Duração: 4 horas e 30 minutos.
08/01/2018 – Língua Portuguesa e Redação. Horário: 8h30. Duração: 4 horas e 30 minutos. 09/01/2018 – Biologia, Química e Geografia. Horário: 8h30. Duração: 4 horas e 30 minutos. 10/01/2018 – História e Matemática. Horário: 8h30. Duração: 4 horas e 30 minutos.
Novidades da edição 2018
A UFRGS apresenta dois sistemas de ingresso, acesso universal e por reserva de vagas. Todo candidato concorrerá por acesso universal, mesmo aquele que optar por alguma modalidade de cotas. Assim como em 2017, 50% das vagas, tanto no vestibular como no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), serão reservadas para candidatos egressos do sistema público de Ensino Médio, de acordo com autodeclaração étnico-racial e faixa de renda.
O vestibular 2018 apresenta duas novidades em relação à edição de 2017. A primeira é a implantação da Comissão Permanente de Verificação das Autodeclarações. Candidatos autodeclarados pretos ou pardos passarão por uma verificação diante de membros da comissão, que analisarão características fenotípicas (cor da pele, cabelo) do estudante. No caso dos indígenas, não haverá verificação de fenótipo, a comprovação da autodeclaração será feita por meio da apresentação de documentação com validação das lideranças da comunidade de origem ou das instituições da área.
A segunda novidade é inclusão da reserva de vagas para pessoas com deficiência. Com isso, cada modalidade de cota será dividida em duas novas categorias: PcD (destinada a pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, transtorno do espectro autista ou com deficiência múltipla) e não-PcD.
As oito classificações de cotas são:
a) modalidade L1 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;
b) modalidade L2 – candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena;
c) modalidade L3 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar;
d) modalidade L4 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena.
e) modalidade L9 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita e Pessoa com Deficiência;
f) modalidade L10 - candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência;
g) modalidade L13 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar e Pessoa com Deficiência;
h) modalidade L14 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência.
Caso as vagas reservadas a pessoas com deficiência não sejam preenchidas, elas serão destinadas, em primeiro lugar, aos candidatos da mesma modalidade, sem deficiência. Por exemplo: as vagas da modalidade L9, caso não ocupadas, serão ofertadas aos demais candidatos inscritos para L1.