Aprender um novo idioma vai muito além da gramática e do vocabulário. Para quem busca um aprendizado mais aprofundado, desafiador, o intercâmbio é uma das experiências mais indicadas.
- A principal diferença entre estudar aqui e fora do país é que no Exterior o estudante vai estar inserido na cultura do idioma, convivendo com a língua diariamente e tendo de se adaptar ao meio, com todos os desafios que o intercâmbio traz - explica a analista do International Office do UniRitter, Carolina Zanon.
De acordo com a gerente de Relações Internacionais da Unisinos, Carla Mendonça, no caso de um programa acadêmico, o estudante precisa ter uma noção intermediária da língua, para não enfrentar uma demora no aprendizado. Em caso de intercâmbio apenas na área de línguas, a professora também recomenda ter uma boa noção, para não passar muito trabalho com a comunicação mais básica.
Saiba as opções e confira dicas para estudar outros idiomas pela internet
Como se aproveitar de aplicativos e sites para aprender outro idioma
Sobre o mito de que é necessário ir sozinho, sem a companhia de pessoas que falem o mesmo idioma, Carolina afirma que tudo depende da dedicação do aluno:
- Tem amigos que combinam que não vão conversar português entre eles, que não estudam na mesma turma ou que nao dividem a mesma acomodação, mas o importante mesmo é ter foco.
No retorno ao país de origem, para continuar mantendo a convivência com a língua, a dica das especialistas é aproveitar os recursos tecnológicos disponíveis, graças à internet, para manter as redes de amizade internacionais.