- Você nem imagina o que era o tema da redação esse ano: amizade, dá pra acreditar? E ainda relacionaram com a internet, muito fácil! - falava ao celular uma candidata ao vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), após deixar a prova no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, no bairro Santana.
Mesmo divididos entre os que aprovaram e os que desaprovaram a escolha deste ano, todos os vestibulandos abordados por Zero Hora após a redação tiveram o mesmo discurso da adolescente ao telefone: classificaram o tema como "fácil". Ao trazer no texto motivacional a letra da música Canção da América, de Milton Nascimento e Fernando Brant, aquela da famosa frase "amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito", a redação da universidade propôs aos candidatos uma reflexão sobre as possibilidades de aproximação e de afastamento trazidas pela internet e pelas redes sociais nas relações de amizade.
Tema da redação da UFRGS é amizade nos dias atuais
Em vídeo, veja o que professores acharam das provas da UFRGS
Com base no relato de que é comum ver amigos reunidos em um mesmo ambiente físico, mas com a atenção voltada a tablets e smartphones, os vestibulandos tinham de responder a questão: "Na sua opinião, o que é amizade nos dias de hoje?". Surpresa para muitos, uma opção de caráter tão subjetivo já era esperada por alguns candidatos como Larissa Oliveira, 17 anos.
- A UFRGS abandonou a dissertação sobre um tema polêmico e partiu para um tema filosófico. Não foi uma grande surpresa para quem conhece a linha que a universidade adotou há dois anos - relatou a concorrente a uma vaga no curso de Direito.
UFRGS divulga gabarito das primeiras provas
Quase 40 mil candidatos disputam vagas no vestibular da UFRGS
Conforme a professora de redação do Unificado Luísa Canella, este é o terceiro ano consecutivo em que a federal escolhe um tema subjetivo. Depois de uma redação que tinha como tema a Língua Portuguesa em 2012, um tema objetivo, a universidade pediu que os alunos escrevessem sobre humor em 2013 e sobre a sua visão de clássico literário em 2014, duas propostas subjetivas.
Foto: Caco Konzen, Especial
Esperado ou não, o tema dividiu a aprovação dos vestibulandos. Houve quem afirmou ter amado a escolha da universidade por ser "muito fácil", como a candidata ao curso de Medicina Rafaella Lazzari, 17 anos, e quem o desaprovou pelo mesmo motivo, como Raquel Souza, 16, que se inscreveu para Arquitetura.
- Achei que fosse cair um tema que foi destaque ano passado, como a Comissão da Verdade, que cheguei a estudar. Amizade é um tema muito comum, que todo mundo consegue escrever - relatou Raquel.
Especialistas apontam prós e contras do Enem e do vestibular
O que pode e o que não pode fazer no vestibular 2015 da UFRGS
Tema fácil favorece o bom aluno, diz professora
Amigos na era digital
Considerado fácil pelos candidatos, tema amizade confirma tendência de redação subjetiva da UFRGS
Este é o terceiro ano consecutivo em que a universidade convida os vestibulandos a dissertarem sobre um assunto não objetivo
Fernanda da Costa
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project