O interesse de vestibulandos por cursos na área da Comunicação Social, especialmente o de Jornalismo, vem crescendo nos últimos anos. Considerando os vestibulares da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a densidade média - envolvendo cotistas e concorrentes pelo acesso universal - subiu dos 11,92 candidatos por vaga para 18,32, entre 2010 e 2013.
O caderno Vestibular convidou os estudantes Jonata Fabris, 19 anos, e Sabrina Dias, 18 anos, para uma conversa com o jornalista Caio Cavechini, do programa Profissão Repórter, da Rede Globo, que esteve na Faculdade de Comunicação Social da PUCRS para ministrar uma palestra, em 23 de abril.
Ligado também ao campo audiovisual, o repórter mantém projetos paralelos, em que trabalha com documentários e curta-metragens. Segundo Cavechini, as duas atividades têm pontos de aproximação, afinal, se baseiam em contar histórias.
- O documentário é uma plataforma de experimento maior do que a TV, que tem um formato mais consolidado, mas também precisa de inovação. Minha experiência com filmes é útil para um programa que tem a pretensão de trazer diferenças. Adoro assistir a making of, para saber como alguma coisa foi feita - explica.
Ao fim da conversa, numa espécie de inversão de papéis, é Cavechini quem pergunta:
- Vocês vão mesmo fazer jornalismo? Não mudaram de ideia?
Sorrindo (como se já soubessem que jornalista adora fazer charminho dando a entender que ninguém trabalha tanto quanto ele), Jonata e Sabrina se mantêm irredutíveis.
O entrevistado
Formado em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), Caio Cavechini, 30 anos, é editor e repórter do programa Profissão Repórter, da Rede Globo, desde 2006. Além da atuação na TV, Cavechini também é documentarista. São de sua autoria os filmes Antes, um Dia e Depois, Carne e Osso e A Casa da Vó Neyde.
- O jornalismo tem muito a ver com essa coisa de contar história, com "h" minúsculo, a pequena história das pessoas, e o que ela tem a ver com uma sociedade. Isso sempre me encantou.