Até 2011, o histórico da prova de biologia do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) indicava que grande parte das questões se dividia em quatro assuntos: genética, evolução, ecologia e botânica. Professor de biologia do Grupo Unificado, Ricardo Velloso conta que essa trajetória foi quebrada na prova de 2012. A avaliação foi considerada difícil por alunos e professores, e a média caiu.
- Acreditamos que tenha havido uma mudança no enfoque das questões pois a genética, que antes se apresentava em cerca de quatro questões, em 2012 apareceu apenas em uma - reforça.
Outros conteúdos também ganharam nova distribuição na prova deste ano. Citologia, que costumava aparecer em três questões, teve cinco, além de ecologia e evolução que estiveram presentes em três e quatro questões, respectivamente. Juntos, esses conteúdos representam praticamente 50% da prova. Se a lógica da prova de 2012 se mantiver em 2013, Velloso acredita que os vestibulandos encontrarão outra avaliação bem elaborada, que privilegia o raciocínio e a interpretação. Há, ainda, uma forte tendência em temas evolutivos e ecológicos. O aluno bem informado, que está por dentro das novidades da ciência da natureza, também deve se sair bem. Abaixo, confira as questões comentadas por Velloso.
Questão 4 - No bloco superior, abaixo, são citados dois componentes do sistema de membranas internas de uma célula eucariótica; no inferior, funções desempenhadas por esses componentes.
Associe adequadamente o bloco inferior ao superior,
1. retículo endoplasmático liso
2. sistema golgiense
( ) modificação de substâncias tóxicas
( ) síntese de lipídeos e esteroides
( ) secreção celular
( ) síntese de polissacarídeos da parede celular vegetal.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(A) 1 - 2 - 2 - 1.
(B) 1 - 1 - 2 - 2.
(C) 1 - 2 - 2 - 2.
(D) 2 - 2 - 1 - 1.
(E) 2 - 1 - 1 - 1.
Comentário
O retículo endoplasmático liso é responsável na célula pela síntese de lipídios, seu armazenamento e posterior transporte. Os esteroides são hormônios sexuais (testosterona e estrógeno) fabricados ou sintetizados pelo retículo liso dos testículos e ovários, cuja composição química é lipídica. Também tem ação importante da quebra de produtos tóxicos ingeridos ou absorvidos pelo corpo, fenômeno este chamado de detoxificação celular.
O complexo golgiense tem importância na síntese de polissacarídeos, no armazenamento de vários produtos fabricados pela célula, sua modificação e consequente saída da célula, fenômeno este chamado de secreção celular. São exemplos de polissacarídeos o amido (reserva vegetal), a celulose (da parede celular das plantas a algumas algas), o glicogênio (reserva animal no fígado e dos fungos), a quitina (formador da parede celular dos fungos e do exoesqueleto dos artrópodos), entre outros.
Resposta correta: B
Questão 6 - Durante as fases da respiração celular aeróbia, a produção de CO2 e água, ocorre, respectivamente,
(A) na glicólise e no ciclo de Krebs.
(B) no ciclo de Krebs e na cadeia respiratória.
(C) na fosforilação oxidativa e na cadeia respiratória.
(D) no cicio de Krebs e na fermentação.
(E) na glicólise e na cadeia respiratória.
Comentário
A respiração celular é realizada em três etapas: a primeira ocorre no citoplasma com a quebra da glicose em dois piruvatos (cada um com três carbonos), etapa chamada glicólise. Cada piruvato, logo que atravessa as duas membranas da mitocôndria e ingressa na matriz mitocondrial, perde gás carbônico e transforma-se em acetato (produto com dois carbonos), reage com ácido axalacético (produto com quatro carbonos) e forma ácido cítrico (produto com seis carbonos). Este é o ciclo de Krebs, etapa que ocorre no interior da mitocôndria, na matriz mitocondrial. Os hidrogênios da quebra da glicose são enviados por aceptores para as cristas mitocôndrias, na terceira etapa da respiração, a cadeia respiratória. Esses hidrogênios encontram no oxigênio o aceptor final, formando água.
Resposta correta: B
Questão 14 - Os ácaros são quelicerados que, para os humanos, podem causar reações alérgicas na pele e no sistema respiratório. Assinale a alternativa que apresenta somente animais quelicerados.
(A) aranha - pulga - tatuzinho-de-jardim
(B) aranha - escorpião - carrapato
(C) joaninha - pulga - carrapato
(D) joaninha - lacraia - opilião
(E) lacraia - escorpião - tatuzinho-de-jardim
Comentário
O filo dos artrópodes é dividido em cinco classes: quilópodos, diplópodos, insetos, aracnídeos e crustáceos. Os aracnídeos apresentam algumas características exclusivas como ausências de antenas e asas, quatro pares de patas, um par de pedipalpos e um par de quelíceras, por isso chamados quelicerados. São representados por aranhas, escorpiões, ácaros, carrapatos e opiliões. Não esqueça que pulga e joaninha são insetos, lacraias são quilópodes e tatuzinho-de-jardim ou tatu-bolinha é um crustáceo terrestre.
Resposta correta: B
Questão 18 - Darwin sofreu durante a maior parte de sua vida adulta de uma doença debilitante que pode ter sido a Síndrome dos Vômitos Cíclicos (SVC). A hipótese corrente sugere que a doença seja provocada por uma mutação mitocondrial já descrita na literatura. Sabe-se que a mãe e o tio materno de Darwin apresentavam os mesmos sintomas que ele. Sabe-se, também, que Darwin era casado com uma prima em primeiro grau, que não apresentava a síndrome, e que o casal teve vários filhos e filhas, não havendo nenhum sindrômico entre eles. Com base no exposto acima, assinale a alternativa correta.
(A) A SVC pode ter padrão de herança dominante ligado ao sexo.
(B) A inexistência de filhos sindrômicos está de acordo com a hipótese da origem mitocondrial da doença de Darwin.
(C) De acordo com a hipótese da origem mitocondrial, tanto a avó quanto o avô materno de Darwin podem ter passado a síndrome para seus filhos.
(D) A consanguinidade entre Darwin e sua esposa sustenta a hipótese de herança mitocondrial da síndrome.
(E) De acordo com a hipótese da origem mitocondrial da síndrome, todas as filhas de Darwin devem ser portadoras do gene mutado.
Comentário
Na formação da célula ovo ou zigoto, as mitocôndrias dos espermatozoides, presentes no colo ou peça intermediária, não participam da fecundação, junto com o flagelo. Portanto, as mitocôndrias do ovócito da mãe, após serem duplicadas, estarão presentes em todos os seus filhos e filhas. Por isso que, neste caso, somente as mulheres passarão a herança aos seus filhos, padrão de herança conhecido como herança mitocondrial materna.
Resposta correta: B