O novo edital do vestibular 2013 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi publicado hoje, no Diário Oficial da União. O documento reabre as inscrições para o concurso em razão da aprovação da Lei das Cotas, que acrescenta critérios de renda familiar e redefine quem é egresso de escola pública. O novo prazo se estende desta terça-feira ao dia 5.
O texto permite que estudantes já inscritos que atendam aos novos requisitos refaçam sua opção de ingresso. A partir de agora, podem concorrer como egressos do ensino público todos os estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio (EM) na rede pública. Antes, também era necessário ter cursado pelo menos metade do Fundamental em colégio público. Pessoas que concluíram o EM por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também podem concorrer como cotistas.
Outra mudança é a possibilidade de usar a renda familiar. Quem tem renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita (por membro da família) pode concorrer a uma vaga reservada para candidatos nessa faixa monetária. Quem vem de família com rendimento superior a esse continuará automaticamente inscrito para a disputa de vagas de egressos de escola pública e com renda acima de 1,5 salário per capita.
As provas serão aplicadas de 13 a 16 de janeiro de 2013, nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé.