A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) reabriu nesta terça-feira as inscrições para o Vestibular 2013 em razão da aprovação da Lei das Cotas, que acrescenta critérios de renda familiar e redefine quem é egresso de escola pública. O novo prazo se estende de hoje ao dia 5 de novembro.
Confira o novo edital publicado no site da UFRGS.
O que você achou das mudanças do próximo vestibular da UFRGS? Aprovou ou não?
O texto do edital, publicado na segunda-feira, permite que estudantes já inscritos que atendam aos novos requisitos refaçam sua opção de ingresso. A partir de agora, podem concorrer como egressos do ensino público todos os estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio (EM) na rede pública.
Antes, também era necessário ter cursado pelo menos metade do Fundamental em colégio público. Pessoas que concluíram o EM por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também podem concorrer como cotistas.
Outra mudança é a possibilidade de usar a renda familiar. Quem tem renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita (por membro da família) pode concorrer a uma vaga reservada para candidatos nessa faixa monetária. Quem vem de família com rendimento superior a esse continuará automaticamente inscrito para a disputa de vagas de egressos de escola pública e com renda acima de 1,5 salário per capita.
As provas serão aplicadas de 13 a 16 de janeiro de 2013, nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé.
Tire suas dúvidas:
> Todos os alunos têm de fazer nova inscrição?
Não. As alterações no edital do vestibular seguem determinações da Lei das Cotas. Portanto, candidatos inscritos para ingresso por meio da reserva de vagas podem, caso desejem e se enquadrem nos novos critérios, alterar sua opção de concorrência por outra mais favorável.
> A inscrição será apenas pela internet?
As reopções e as novas inscrições só podem ser feitas pela internet, no site www.vestibular.ufrgs.br, de 30 de outubro até as 23h59min do dia 5 de novembro.
> Como devo fazer a inscrição ou alterar a opção de concorrência?
Exclusivamente pela internet. O link estará disponível a partir do início do novo prazo. Quem já está inscrito vai acessar a página de inscrições, será automaticamente reconhecido pelo sistema e será direcionado para uma janela destinada apenas a alterar a opção de concorrência.
> Quem não havia se inscrito poderá se inscrever?
Sim. Novos candidatos deverão pagar a taxa original de R$ 100.
> Já estou inscrito e quero/posso alterar minha opção de ingresso. Devo pagar a taxa novamente?
Não.
> O que acontece se quem já estiver inscrito não refizer a opção de inscrição?
Continuará concorrendo pelo critério segundo o qual fez a inscrição. Não corre risco de ser eliminado do concurso vestibular. Apenas perderá a possibilidade de concorrer de maneira mais vantajosa.
> Fiz minha inscrição pelo acesso universal porque cursei mais da metade do Ensino Fundamental em colégio privado, mas estudei todo o Médio em escola pública. Posso refazer minha opção e concorrer pelas cotas agora?
Sim. Antes, a UFRGS reservava cotas apenas para quem havia cursado todo o Ensino Médio e pelo menos metade do Fundamental em colégio público. A lei federal, porém, prevê que basta ter cursado todo o Médio em colégio público para concorrer pelas cotas.
> Me inscrevi como egresso de escola pública. Em que caso devo refazer minha opção?
Somente se tem renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita (por pessoa da família) e quer concorrer no vestibular a uma vaga reservada para candidatos nessa faixa de renda. Quem vem de família com rendimento superior a esse continuará automaticamente inscrito para a disputa de vagas de egressos de escola pública e com renda acima de 1,5 salário per capita.
> Fiz a inscrição na UFRGS pelo acesso universal porque cursei ao menos parte do Ensino Médio em colégio particular. Devo refazer minha opção?
Não. Nesse caso, o aluno continuará automaticamente inscrito para disputar uma vaga do acesso universal, que representa 70% de todas as vagas da UFRGS.
> Concluí o Ensino Médio por meio do Enem. Posso concorrer como cotista de escola pública?
Sim, desde que o resultado do exame seja certificado como conclusão de Ensino Médio junto à Secretaria Estadual de Educação.
> A UFRGS disponibilizará, novamente, computadores para que candidatos façam a inscrição?
Sim. Quem não tiver acesso à internet pode comparecer à Comissão Permanente de Seleção (Coperse), na Rua Ramiro Barcelos, 2.574, portão K, no bairro Santa Cecília, em Porto Alegre, de hoje a sexta-feira, ou ainda na próxima segunda-feira, das 9h às 18h.
> Como será feita a comprovação de renda?
Antes da matrícula, em um prazo a ser divulgado, deverão ser entregues à universidade documentos previstos na lei federal como contracheques, declarações de imposto de renda, extratos bancários dos últimos três meses e outros. Se a UFRGS não aceitar a declaração de renda, haverá ainda possibilidade de recurso.
> Há alguma mudança em relação à autodeclaração como candidato negro?
Não. Segue valendo o mesmo sistema que a UFRGS já utiliza desde 2008. A universidade pode abrir uma investigação caso ocorra uma denúncia sobre falsa declaração, mas, conforme a reitoria, denúncias desse tipo chegam a apenas uma dezena desde o início das cotas.
> A nova divisão de reserva de vagas muda os critérios para a correção da redação, que foram alterados no último vestibular?
Não.