A prova de literatura da UFRGS de 2012 causou estranhamento entre professores e estudantes por ter se afastado de um modelo mais tradicional. Foi observada uma ruptura com o padrão histórico do exame, fugindo de tópicos importantes do manual do candidato (elaborado pela instituição para orientar o estudo dos vestibulandos).
O guia aponta períodos literários e escritores centrais a serem estudados, como Erico Verissimo, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes, mas nenhum deles foi contemplado no último teste. Valorizou-se letras de canções, de nomes como Cazuza, Vitor Ramil e Noel Rosa, em questões que exigiam interpretação. Como de costume, foi uma prova cansativa em função da grande quantidade de textos e também por dividir o dia com física e língua estrangeira - um total de 75 questões para se resolver em quatro horas e meia.
Em relação às leituras obrigatórias, priorizou-se detalhes periféricos dos enredos, deixando de lado o tema central das obras. As mudanças foram consideradas radicais por docentes e desestabilizaram os alunos, o que resultou em uma queda de mais de meio ponto na média - de 11,3 acertos em 2011 para 10,7 em 2012.
Resumos têm pouca serventia
Neste ano, a prova teve quase dois terços das questões sobre as leituras obrigatórias. Foram 16 das 25 perguntas - Manuelzão e Miguilim, de Guimarães Rosa, e Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca, apareceram em duas questões cada, enquanto A Educação pela Pedra, de João Cabral de Melo Neto, foi cobrado em três perguntas.
Para chegar às respostas corretas, diz o professor Pedro Gonzaga, o estudante precisa não só dominar enredos e temas, mas também ter capacidade de relação contextual e de interpretação dos textos. Interpretação depende da leitura atenta dos livros, por isso os resumos têm tido cada vez menos serventia.
Quer se familiarizar com o estilo das questões aplicadas pela UFRGS? Confira uma delas, retirada do vestibular de 2012.
Teste seus conhecimentos
Considere as seguintes afirmações sobre contos de Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca.
1 - Em Botando pra Quebrar, um segurança de boate, percebendo que será demitido, provoca uma briga coletiva ao agredir os clientes do estabelecimento, que fica destruído depois do incidente.
2 - Em Passeio Noturno (parte I), um bem pago executivo, que perdeu a família em um acidente rodoviário, percorre as ruas de São Paulo à procura de vítimas a serem atropeladas.
3 - Em Entrevista, dois interlocutores anônimos, um homem e uma mulher, encontram-se em uma sala escura onde a mulher narra os episódios violentos em que esteve envolvida com seu marido.
Quais estão corretas?
a) Apenas 1.
b) Apenas 2.
c) Apenas 1 e 3.
d) Apenas 2 e 3.
e) 1, 2 e 3.
Resposta: C