Correção: a Emei Cantinho fica no bairro Azenha e não no Humaitá como publicado entre 19h50min e 22h24min. O texto abaixo está corrigido.
Um mês após a água começar a baixar na zona norte de Porto Alegre, grande parte dos alunos que estudam nos bairros Humaitá e Vila Farrapos ainda esperam a retomada das aulas. Das 18 escolas da rede municipal, conveniada e do Estado que foram afetadas na região, apenas uma retomou as atividades.
A Escola Estadual Carlos Fagundes de Mello, na Vila Farrapos, retomou o ensino na segunda-feira (24), de forma remota. A limpeza da estrutura está em andamento, mas não há prazo de normalização no espaço.
Doze escolas do município e rede conveniada foram atingidas nestes dois bairros. Cinco delas devem retomar as atividades na próxima semana, mas os locais e formatos de atendimento aos alunos não foram divulgados pela Secretaria Municipal da Educação (Smed).
Em toda a rede municipal, cerca de 6 mil alunos permanecem sem aula. O número corresponde a 15% dos estudantes. Os espaços ainda passam pela etapa de limpeza e análise de prejuízos causados pela enchente.
Os moradores dos bairros cobram agilidade na retomada das atividades. Anadele Pizzuti, 21 anos, cuida dos sobrinhos que estudam em uma das escolas do município enquanto as aulas não retornam:
— Eu fui estudante até pouco tempo e é uma questão muito psicológica — diz Anadele, relevando que, na falta da escola, a opção é o uso de computador e celular.
Thaís Mello, 38, moradora do bairro Humaitá, alega que a escola estadual na qual o filho é aluno previa a retomada de forma online, o que não avançou. Agora, a preocupação é com o futuro do adolescente de 17 anos, que está no último ano do Ensino Médio.
— Ele não está indo à escola e fica a preocupação de como será o ano letivo. A gente fica preocupado e afeta o aprendizado, fora que impede ele de tentar um estágio agora, já que está no Ensino Médio — lamenta.
Parte das escolas estaduais deve retomar aulas na próxima semana
O colégio Estadual de Ensino Fundamental Danilo Antônio Zaffari, no bairro Farrapos, retomará as atividades a partir do dia 3 de julho, mas de forma remota. Não há prazo para normalização do ensino presencial, embora a limpeza da estrutura esteja em andamento, segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc).
Outra instituição que retoma o ensino, neste caso de forma presencial, é a Escola Estadual de Ensino Fundamental Lions Clube Porto Alegre, também no Humaitá. As atividades voltarão na segunda-feira (1º). Conforme a Seduc, as escolas estaduais de Ensino Fundamental Oswaldo Vergara e José Garibaldi seguem com o prazo de retorno indefinido, devido ao impacto da enchente.
Quais escolas seguem sem atividades no bairro Humaitá
- IEI Vitória, na Avenida A J Renner, 773
- EMEI Humaitá, na Rua Dr Caio Brandão de Mello, 1
- EMEF Vereador Antônio Giúdice, na Rua Doutor Caio Brandão de Mello, 1
- Escola Estadual de Ensino Fundamental José Garibaldi, na Rua Doutor Caio Brandão de Mello, 300
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Lions Club Porto Alegre, na Rua Dona Teodora, 1156
Quais escolas sem aula no bairro Farrapos
- IEI João Paulo II, na Rua Frederico Mentz, 118
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Oswaldo Vergara, na Rua Graciano Camozzato, 101
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Danilo Antônio Zaffari, na Rua General Marcos Kruchin, 291
- IEI Santa Luiza, na Rua Irmã Maria José Trevisan, 30
- ECEI Umberto Negrini, na Rua Dona Teodora, 160
- IEI Mundo Colorido, na Rua Dona Teodora, 984
- ECEI Marista Boa Mãe, na rua 698, 104
- EEI Abrasce Loteamento Pampa, na Rua Vereador Eloy Martins, 103
- IEI Tecnobaby, na Rua Maria Trindade, 115
- EEI Irmão Mário Frigo, na Rua Maria Paula Leal, 200
- IEI Brincando e Aprendendo, na Rua Monsenhor Severino Brun, 65
Escola retorna em salas cedidas por Colégio Militar
Os alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Cantinho, no bairro Azenha, voltaram às aulas na terça-feira (25), mas não no prédio da instituição, que passa por obras de recuperação. Os alunos estão sendo atendidos em salas do Colégio Militar de Porto Alegre, que foram cedidas ao município pelo Comando Militar do Sul.
Confira nota da Smed
"Em relação a retomada das atividades escolares, a Secretaria Municipal de Educação informa que na terça-feira, 25, a EMEI Cantinho retornou oficialmente às atividades escolares. Os alunos passaram a ser atendidos em salas do Colégio Militar de Porto Alegre, cedidas à Prefeitura pelo Comando Militar do Sul. A sede da escola que fica junto à Praça Garibaldi, no bairro Azenha, foi limpa e passa por obras de recuperação.
Para a próxima semana estão previstas as retomadas de outras cinco unidades escolares. Os locais e formatos de atendimento serão divulgados assim que a previsão se confirmar.
No momento, 86 escolas próprias e 190 conveniadas estão em atendimento, o que corresponde a cerca de 85% dos alunos da rede pública municipal da Capital. Ao todo, cerca de 6 mil alunos permanecem sem aula."