Começou nesta quinta-feira (14) o Feevale Summit, maior evento de inovação de empreendedorismo do Vale do Sinos. Gratuita e aberta à comunidade, a iniciativa busca fomentar o ecossistema de inovação da região. Essa é a primeira edição do evento, que já conta com mais de 3,6 mil inscritos. Parte desse público passou nesta quinta pelo Campus 2 da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, onde ocorrem as atividades.
— O evento nasce para tornar os temas de inovação e empreendedorismo acessíveis à comunidade local, é o primeiro summit 100% gratuito da região. Queremos que as pessoas mergulhem nestes temas e se entendam como inovadoras, porque a inovação não está só na criação de startups. Inovação é perfil, é possível inovar na carreira, na vida acadêmica e pessoal. Queremos trazer todos esses insights — destaca Daiana de Leonço Monzon, diretora de inovação da Feevale.
A universidade abriga o Feevale Techpark, reconhecido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) como um dos três melhores parques tecnológicos do Brasil. Participam do evento 21 startups do hub de inovação.
— O Summit é uma grande experiência aqui no Vale do Sinos, abordando as questões de emprego e empregabilidade, inovação e empreendedorismo. Estamos aqui com empresas do Feevale Techpark e outras do ecossistema, vários parceiros de negócio. A ideia é que as pessoas possam vir para cá, como alunos e empreendedores, para entender como podemos fazer a transformação entre ideia e negócio, todas as possibilidades que existem — explica o professor Cleber Prodanov, reitor da Feevale.
Um exemplo é a Serall, empresa instalada no parque tecnológico que participa do Summit. A startup gaúcha é focada na produção de vedações de borracha de alto desempenho, capazes de reduzir custos e garantir maior eficiência. O Techpark conta com 110 startups de áreas como saúde, tecnologia da informação, indústria criativa, materiais e nanotecnologia, ciências ambientais e energias renováveis.
Nesta quinta, os participantes puderam conferir as apresentações de Flávio Steffens, sócio-diretor do Vakinha, e de Gabriel Grabowski, pesquisador da Feevale, entre outros. Pamela Wermann, gerente da Pioneira ON, também palestrou no evento. Ela contou a história da primeira agência digital do sistema Sicredi, que conquistou mais de mil associados à cooperativa em apenas três meses.
Feira de Empregabilidade
Também é possível participar da Feira de Empregabilidade. Não é necessário se inscrever. A atividade reúne 18 empresas, que oferecem mais de 1,2 mil vagas para diversas funções, entre estágios, vagas de aprendiz e postos de emprego. Interessados podem visitar os expositores das 9h30min às 12h e das 13h às 19h30min, na Rua Coberta. É possível cadastrar currículo na hora.
Mais da programação
Ainda é possível se inscrever para assistir a palestra de encerramento, que será realizada nesta sexta-feira (15), às 20h. A convidada é Nina Silva, uma das fundadoras do Movimento Black Money – hub de inovação para inserção e autonomia da comunidade negra que fomenta o letramento identitário e o mindset de inovação no ecossistema afroempreendedor.
Está sendo promovida também a competição de aceleração de startups, chamada Like a Boss, os espaços abertos de colaboração Open Labs e Open Park e uma rodada de negócios. A programação completa e locais das atividades podem ser conferidos aqui.
Serviço
- Quando: 14 e 15 de setembro
- Onde: Universidade Feevale, Campus 2, em Novo Hamburgo
- Inscrições: no site
O evento é gratuito. Para a palestra de encerramento, é solicitada a doação de 2kg de alimentos não perecíveis.
Parcerias
O Feevale Summit tem parceria da Sicredi, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag) e Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI). Conta com apoio da Unimed Vale do Sinos. O Grupo RBS é media partner.