Foram abertas no fim da tarde desta sexta-feira (12) as inscrições para o vestibular de inverno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O número de vagas disponíveis foi ampliado. Agora, são 543 vagas, sendo 458 em 33 cursos para Santa Maria, 68 em cinco cursos para Cachoeira do Sul e 17 vagas para administração, em Frederico Westphalen.
O edital e o manual do aluno estão disponíveis no site da instituição, mesmo local onde são feitas as inscrições. Elas seguem até 12 de junho, com taxa de R$ 80.
O primeiro vestibular da UFSM, após nove anos de ingresso majoritariamente pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será em 9 de julho, nos dois turnos. Serão duas provas objetivas e uma redação.
Pela manhã, os alunos farão 56 questões de matemática, história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia. A tarde, eles respondem mais 30 questões, de língua portuguesa, literatura, artes integradas, educação física, tecnologias digitais de informação e comunicação, e língua estrangeira, que o aluno deve escolher entre inglês e espanhol. A redação que será feita à tarde deve ser uma carta aberta ou um artigo de opinião.
No manual do candidato há informações como o conteúdo programático cobrado na prova, detalhes de prazos e orientações sobre confirmação de vaga.
Mudanças para 2024
A partir do ano que vem, não haverá mais vestibular em julho, somente em janeiro, com a chamada de estudantes para as turmas de início e meio de ano. Ele irá contemplar 30% das vagas disponíveis na instituição, enquanto o Sisu seguirá preenchendo 70%. O ingresso pelo Sistema Unificado passa a ser de 40% em 2026, quando o processo seletivo seriado (PSS) terá sido concluído e preencherá 30% das vagas.