O Ministério da Educação (MEC) ampliou as oportunidades para os interessados em estudar nos Estados Unidos. O Programa Capes – Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA prevê a concessão de até 10 bolsas, com duração que pode chegar a seis anos, de acordo com avaliação anual.
Cada bolsista terá apoio financeiro durante os três primeiros anos. Os valores podem alcançar US$ 55 mil (cerca de R$280 mil na cotação atual) por ano. A partir do quarto ano, a universidade anfitriã assumirá os custos do doutorando.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até as 17h do dia 30 de abril (horário de Brasília) no site. A divulgação do resultado preliminar está prevista para junho de 2023 e as atividades dos bolsistas devem ter início entre agosto e setembro de 2024.
Para se candidatar, é necessário seguir os requisitos presentes no edital, entre eles: ser brasileiro, morar no Brasil, não possuir título de doutorado ou acumular bolsas e benefícios de agências públicas federais ao longo do período de estudos nos Estados Unidos.
O programa, agora, vai contemplar as seguintes áreas: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras, Artes e Multidisciplinar.
O Capes – Fulbright de Doutorado Pleno é gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia vinculada ao MEC, juntamente com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright).