O Rio Grande do Sul registrou uma ampliação na quantidade de mestrados e doutorados com conceito 7, que é a nota máxima na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O número de programas de pós-graduação (PPG) stricto-sensu gaúchos com conceito máximo aumentou de 24 para 37 em quatro anos.
Entre os mestrados e doutorados do RS com nota 7 na avaliação quadrienal 2017-2020, três em cada quatro são oferecidos em universidades federais. A maioria, aliás, fica em uma única instituição: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que obteve 20 do 37 conceitos máximos.
Apenas duas instituições privadas receberam nota 7 em algum PPG — a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que saltou de dois para sete programas com o conceito, e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que passou de um para dois. Nessa lista, há dois cursos que passaram de conceito 6 para 7 e, neste ano, tiveram anúncio de que serão encerrados: o de Comunicação da Unisinos e o de Serviço Social da PUCRS.
Diretor de Pós-Graduação da PUCRS, Luiz Gustavo Leão Fernandes credita o bom desempenho da instituição, que teve o maior crescimento de notas 7 entre as gaúchas neste ciclo avaliativo, a um conjunto de fatores:
— Existe uma tradição institucional de investir em pesquisa e pós-graduação que já vem de 20, 30 anos. A criação de um ecossistema que permita a oferta de programas de pós-graduação de qualidade não é algo que se faz do dia para a noite. Esse bom desempenho é fruto da consolidação desses programas, que já vêm aumentando de nota há pelo menos quatro ciclos de avaliação da Capes — destaca Fernandes.
A PUCRS alcançou a maior média de notas do Brasil entre as instituições com 10 ou mais PPGs: a universidade ficou com conceito médio 6. Registrou sete notas 7, nove notas 6, cinco notas 5 e uma nota 4. Ao contrário da maioria dos estabelecimentos avaliados, a pontifícia não ampliou o número de PPGs no período, tendo até mesmo encerrado dois. Segundo o diretor de Pós-Graduação, isso faz parte da estratégia institucional de ter menos programas, mas mais fortes.
A quantidade de PPGs existentes no Rio Grande do Sul no período teve um aumento de 30%. Na avaliação mais recente, eram 418 programas no Estado. Em quatro anos, cerca de 100 mestrados e doutorados foram abertos em instituições gaúchas. Cerca de um em cada 10 PPGs do Brasil fica no RS.
O que é a avaliação quadrienal
Para manter funcionando um programa de pós-graduação no Brasil, as instituições de ensino precisam passar a cada quatro anos pela avaliação da Capes, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Nesse processo, é feita a coleta e a análise por especialistas de informações prestadas pelos estabelecimentos. São levadas em conta questões como o reconhecimento e confiabilidade, transparência na divulgação de decisões, ações e resultados e outros critérios debatidos e atualizados pela comunidade acadêmico-científica.
Os resultados da avaliação são apresentados em notas, em uma escala de 1 a 7. A análise é conduzida nas comissões de área de avaliação e, posteriormente, no Conselho Técnico Científico da Educação Superior, que homologa os resultados finais. São esses resultados que fundamentam a deliberação do Conselho Nacional de Educação sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento para a continuidade de funcionamento no período subsequente.
Veja quais são os 37 PPGs com conceito 7 no RS:
- Furg – Engenharia e Ciência de Alimentos
- Furg – Oceanologia
- PUCRS - Ciência da Computação
- PUCRS – Filosofia
- PUCRS – Gerontologia Biomédica
- PUCRS - Linguística e Letras
- PUCRS – Medicina: Pediatria e Saúde da Criança
- PUCRS – Psicologia
- PUCRS – Serviço Social
- UFPel – Biotecnologia
- UFPel – Epidemiologia
- UFRGS – Antropologia Social
- UFRGS – Música
- UFRGS – Física
- UFRGS – Computação
- UFRGS – Genética e Biologia Molecular
- UFRGS – Biologia Celular e Molecular
- UFRGS – Ciências Biológicas (Bioquímica)
- UFRGS – Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais
- UFRGS – Engenharia de Produção
- UFRGS – Engenharia Elétrica
- UFRGS – Ciências Farmacêuticas
- UFRGS – Geociências
- UFRGS – História
- UFRGS – Informática na Educação
- UFRGS – Letras
- UFRGS – Psiquiatria e Ciências do Comportamento
- UFRGS – Ciências Veterinárias
- UFRGS – Psicologia
- UFRGS – Química
- UFRGS – Sociologia
- UFSM – Ciência do Solo
- UFSM – Engenharia Elétrica
- UFSM – Medicina Veterinária
- UFSM – Química
- Unisinos – Administração
- Unisinos – Ciências da Comunicação