O Rio Grande do Sul teve desempenho acima da média nacional em nove das dez provas aplicadas pelo Ministério da Educação (MEC) no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, cujos resultados foram divulgados nesta sexta-feira (16).
Dos dez exames aplicados em 5,3 milhões de estudantes de diferentes anos dos ensinos Fundamental e Médio, o Rio Grande do Sul superou a média brasileira em nove. Mesmo assim, na maioria dos testes, os alunos gaúchos tiveram desempenho abaixo do registrado nos outros Estados da Região Sul.
As proficiências mais altas alcançadas pelo RS na comparação com a média nacional foram entre estudantes mais velhos: nas provas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza, aplicadas em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, e nas de Língua Portuguesa e de Matemática, aplicadas em turmas do 3º ano do Médio. Nesses testes, a média de proficiência foi de mais de 10 pontos do que o desempenho brasileiro.
A única avaliação em que o Rio Grande do Sul se saiu levemente pior do que a média nacional foi a de Língua Portuguesa para estudantes do 2º ano do Fundamental. No entanto, quando comparado com o desempenho de outros Estados da Região Sul, os alunos do RS ficaram abaixo em praticamente todas as provas.
A educação gaúcha só superou a do Paraná em três testes e não superou a de Santa Catarina em nenhum dos exames. Os estudantes catarinenses tiveram as melhores médias de todo o Brasil.
Ideb
Além do Saeb, o MEC apresentou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, também avaliado a cada dois anos. Nessa nota, que vai de zero a dez, é considerado o desempenho no Saeb e a taxa de aprovação de estudantes.
Apesar do consenso entre especialistas de que o período da pandemia foi de muitas perdas de aprendizagem, isso não se reflete nos resultados do Ideb nesse ano. O motivo é a opção da maioria das redes de ensino, em 2020 e 2021, por não reprovar ou reprovar muito pouco os seus alunos. Com isso, o indicador permaneceu estável, não necessariamente representando a realidade da qualidade de ensino das instituições.