Divulgados nesta segunda-feira (12), os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2021 apontam para um destaque do Rio Grande do Sul na avaliação no cenário nacional. O Estado foi um dos quatro a alcançarem a faixa mais alta de desempenho dos alunos.
A prova do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) consiste em duas partes – uma de formação geral, com 10 questões comuns a todos os participantes, e outra de componente específico, com 30 questões de conhecimento sobre a graduação cursada por aquele aluno.
Os resultados são apresentados através de faixas. Nas perguntas gerais, o RS ficou na faixa de 27,21% a 31% dos participantes apresentando os 20% melhores desempenhos na prova. A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de Porto Alegre aparece na lista das 13 instituições no Brasil em que mais da metade dos alunos ficaram entre os 20% melhores desempenhos. Na parte específica da avaliação, o Estado ficou na faixa de 24,21% a 27% dos estudantes gaúchos ficando entre esses 20%. Ambas as faixas são as mais altas registradas.
Além do Rio Grande do Sul, tiveram destaque no Enade os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O Rio Grande do Norte também se sobressaiu no que se refere aos componentes específicos.
Nesta edição do Enade, foram avaliados estudantes que concluíam cursos de Ensino Superior em 30 áreas de conhecimento, sendo 17 licenciaturas, 10 bacharelados e três tecnológicos. Dos 492 mil concluintes inscritos no exame em todo o Brasil, quase 371 mil compareceram no dia da prova e os resultados de 355 foram válidos para fins de avaliação. Cerca de 8 mil cursos de 1,3 mil instituições foram avaliados no teste.
Conceito Enade
Com relação ao Conceito Enade, que usa o desempenho dos alunos de cada curso para dar uma nota de 1 a 5 para aquela graduação, o RS foi um dos cinco Estados na maior faixa percentual, de 24,7% a 31% de cursos entre os 20% melhores. Nesse indicador, a Região Sul figura no ranking com Santa Catarina na faixa mais alta.
A reportagem de GZH fez um levantamento de quais cursos do RS tiveram melhor desempenho. Foram considerados aqueles que tiveram a participação de 20 ou mais estudantes no Enade. A graduação com melhor desempenho registrado nesta edição foi a de Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que recebeu nota 4,7 de 5, seguido pelas Artes Visuais da mesma instituição, com 4,5 e por Letras - Português e Inglês da Universidade do Vale do Sinos (Unisinos), com 4,4. Todos eles entraram na faixa do conceito 5, a mais alta do Enade.
Dos 181 cursos do RS avaliados nesta edição do exame, 15 ficaram com conceito 5, um percentual de 8,3%. Todos funcionam na modalidade presencial e 11 (73%) estão em universidades federais – nove na UFRGS, um na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e um na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os quatro restantes, pertencentes a instituições privadas, são oferecidos em universidades e faculdades sem fins lucrativos – Unisinos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ESPM e Universidade do Vale do Taquari (Univates). O desempenho dos alunos também foi melhor nesse perfil de instituições.
O exame
Realizado desde 2004, o Enade avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos que se propõem a ensinar e as habilidades e as competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. O exame é obrigatório – apenas o concluinte que responder ao questionário do estudante e realizar a prova pode colar grau.
Os resultados do Enade são divulgados no portal do Inep. Além do Conceito Enade, é apresentado o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) – outra nota estipulada pelo Inep, que busca identificar o quanto aquele estudante avançou dentro de suas condições pessoais naquele curso. Os alunos que participaram do Enade também podem acessar seus boletins de desempenho no Sistema Enade, com acesso restrito ao participante.
Em dezembro, o Inep divulgará outros dois indicadores: o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). O CPC combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente, e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. O IGC é resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas do CPC dos cursos de graduação e dos conceitos Capes dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu das instituições, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso.