O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS) emitiu nota na noite desta sexta-feira (19) repercutindo o anúncio do governo do Estado, feito horas antes, sobre a suspensão das aulas nas 11 regiões que estão em bandeira preta, de acordo com o mapa preliminar do distanciamento controlado no Rio Grande do Sul. Embora a classificação definitiva seja divulgada apenas natarde segunda (22), com validade a partir de terça (23), a entidade orienta que as escolas que estão em regiões classificadas com risco altíssimo cumpram os protocolos já a partir da manhã de segunda-feira.
"Por mais que as instituições sejam ambientes seguros para os estudantes e que os alunos estejam precisando do convívio escolar, é preciso seguir a recomendação dos órgãos de saúde, neste momento", afirma a nota do Sinepe.
— Lamentamos que as escolas sejam fechadas novamente, mas vamos seguir as regras. Pedimos que cada um também faça sua parte, evitando aglomerações, ficando em casa sempre que possível e tomando todas as medidas de higiene para que em breve possamos receber nossos alunos — diz o presidente do Sinepe/RS Bruno Eizerik.
De acordo com o sindicato, as instituições de ensino só poderão funcionar em regime de plantão, para distribuição de materiais e de conteúdo, a fim de que estudantes que não tenham acesso à internet possam seguir os estudos. Nas regiões em bandeira vermelha, as atividades de ensino presenciais seguem permitidas. "O sistema de cogestão, no qual as associações regionais podem adotar protocolos próprios, não pode ser utilizado para educação", ressalta o sindicato.
Em live de atualização da situação da pandemia de coronavírus no Rio Grande do Sul, no início da noite desta sexta (19), o governador Eduardo Leite ressaltou que o Estado recomenda que as escolas já efetuem essa suspensão na segunda-feira (22) e que, neste sábado (20), um novo decreto irá dispor formalmente sobre a questão.
Nas regiões de bandeira vermelha, conforme disse o governador, o calendário previsto de volta às aulas será mantido.
A secretária municipal de Educação de Porto Alegre, Janaina Audino, também divulgou nota informando a suspensão do retorno das aulas na Capital, previsto para a próxima segunda-feira (22).