A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) lançou nesta quarta-feira (16) o projeto-piloto do primeiro aplicativo gaúcho para letramento e alfabetização dos estudantes. Coordenado por alunos e professores da Escola Técnica Parobé e pelo Departamento de Planejamento da Seduc, com participação de docentes e estudantes das escolas Protásio Alves, Irmão Pedro e Dom João Becker, o projeto Ler é Tri visa qualificar a oralidade e a escrita, estimular o hábito da leitura e auxiliar os professores na avaliação da fluência e interpretação textual dos alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental.
Por meio da gravação da leitura e do uso de trechos de obras literárias indicadas pelo professor, o aluno pratica a interpretação textual, a oralidade e enriquece a cognição na área da linguagem. O aplicativo pode ser utilizado sem a necessidade de estar conectado à internet, a não ser na hora de baixá-lo e de sincronizar os áudios produzidos pelos alunos para dentro da plataforma.
A ferramenta estará disponível para download na Play Store do Google para dispositivos Android a partir da próxima semana.
O estágio atual do projeto apresenta uma atividade para as crianças, o Te Liga na Trilha, e outra voltada para a interação com a família, chamada Família Também Aprende.
Dentro da plataforma, existem três teclas de ações: um ponto de interrogação com função de “help” para auxílio da execução da atividade; uma para gravar, indicada pela imagem de um microfone; e outra para ouvir a gravação, indicada pela imagem de um alto-falante.
O objetivo é que o app seja adotado por professores e pelas famílias, que também poderão diagnosticar seus desempenhos. A expectativa é de que mais funcionalidades sejam oferecidas pelo aplicativo no futuro. O próximo passo será proporcionar a Avaliação Diagnóstica Digital do aluno, na qual o professor fará a avaliação do estudante dentro do aplicativo e, com isso, poderá definir as estratégias de intervenção que usará com cada aluno.