Em referência ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, a startup especializada em emprego e inclusão Egalitê está promovendo sua 1ª Feira de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência (PCDs). O evento, online e gratuito, vai até segunda-feira (28) e oferece cerca de 5 mil vagas para todo o Brasil — sendo mais de 580 somente no Rio Grande do Sul.
— No Brasil, a lei nº 8.213/91 estabelece que empresas com mais de cem funcionários devem incluir de 2% a 5% de pessoas com deficiência em seu quadro de colaboradores. A Egalitê faz com que a inclusão seja efetiva, preparando, avaliando e recrutando os candidatos. Nós acreditamos no potencial das pessoas com deficiência e no retorno que as empresas obtêm quando fazem um trabalho de inclusão bem feito — afirma Guilherme Braga, CEO da Egalitê.
Chamada de Inclui PCD, a feira tem como objetivo promover a conexão, inclusão e capacitação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade, com atuação em cargos como assistente de loja, auxiliar administrativo, auxiliar de produção, auxiliar de manutenção, vendedor, coordenador de gestão de performance e coordenador de planejamento estratégico. Entre as empresas cadastradas estão Oi, Magazine Luiza, Mercado Livre, Natura e Grupo Dimed.
No Rio Grande do Sul, as vagas estão distribuídas entre cidades como Porto Alegre (335), Caxias do Sul (28), Canoas (11), Gravataí (21), Novo Hamburgo (26), Rio Grande (11), São Leopoldo (31), Esteio (9), Santa Maria (9), Eldorado do Sul (9), Nova Petrópolis (9) e Erechim (6).
A programação do evento também conta com diversas palestras de especialistas da área. As empresas e os candidatos interessados em participar da feira podem se inscrever por meio deste site — onde também é possível acessar a lista completa de oportunidades de acordo com o município de atuação.