O segundo episódio do quadro "Enem na Gaúcha", nesta segunda-feira (13), repercutiu as novas datas do exame, anunciadas pelo Ministério da Educação na semana passada. Entre os temas abordados dentro do programa Bom Dia Segunda-Feira, da Rádio Gaúcha, também está a questão racial nos Estados Unidos e no Brasil.
O Enem foi remarcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021, na versão impressa. Embora o calendário signifique realizar a prova cerca de dois meses após o inicialmente previsto, ainda se discute o resultado da enquete na qual a maioria dos estudantes indicou o mês de maio como ideal.
O professor Bruno Gaspareto, que coordena o curso popular Emancipa, em Gravataí, e também leciona em outras instituições da Região Metropolitana, relatou o cenário entre os estudantes de baixa renda dos bairros onde atua e a mobilização para conseguir adaptar as aulas na versão online.
O professor lamenta que, em dois destes cursinhos, 25 estudantes que sequer possuem internet para assistir às aulas não possam estar conseguindo se preparar adequadamente.
Para o estudante que se preparava inicialmente para as provas em novembro, depois adaptou a rotina para o exame em maio e, agora, reprogramou a rotina para o Enem em janeiro, a professora Àngéla Bono, neurocientista especializada em aprendizagem, explicou como não permitir que essas mudanças sucessivas afetem na preparação.
Na parte de revisão de conteúdo, o professor Fábio Catani, do Mottola, abordou a questão racial nos Estados Unidos e no Brasil. Entre os assuntos: como o tema pode cair no Enem, em que ponto os dois países se assemelham e quais os principais personagens que merecem atenção especial do estudante.
O convidado "da casa" foi Luciano Périco, que, além de enviar uma mensagem positiva aos estudantes, relembrou a trajetória de quando prestou vestibular.
— Cada um tem que confiar no seu poder, na sua preparação, na sua força de se organizar e ir atrás. Neste momento, em que está todo mundo perdido, vai melhor quem também estiver com a cabeça no lugar. A gente sabe que é difícil, mas é possível fazer uma boa prova. Sempre estudei em escola pública e lembro de toda a minha batalha para ingressar na UFRGS, foi muito suado, sempre valorizei muito o que eu tinha à disposição — contou.
O "Enem na Gaúcha" é apresentado dentro do Bom Dia Segunda-Feira e tem a produção e apresentação de Gustavo Gossen.