Em meio à expectativa da população em relação aos testes de uma possível vacina contra a covid-19, o quarto episódio do quadro "Enem na Gaúcha" abordou o tema nesta segunda-feira (27). O Bom Dia Segunda-Feira, da Rádio Gaúcha, recebeu a professora de Biologia Andressa Helrighel.
De acordo com a professora, o prazo para a elaboração de uma vacina costuma demorar, no mínimo, 15 meses, porém há razão para haver esperança com os testes que estão sendo realizados agora. Além das pesquisas estarem avançando, existe uma cooperação mundial sobre o tema.
Embora não seja grande a possibilidade de a própria vacina contra o coronavírus aparecer na prova do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem), Andressa alerta que alguns conceitos devem ser de conhecimento do estudante. O principal deles é o da imunização passiva, que, conforme a professora relatou na entrevista, é comum em várias doenças. Antígenos, anticorpos, patógenos, linfócitos e memória imunológica também são elementos importantes de saber.
— A vacina é formada por pedacinhos do patógeno, que não têm capacidade de produzir doenças, mas de produzir anticorpos e memória imunológica. Se, daqui a algum mês, alguém espirrar e eu, por exemplo, inalar o coronavírus ativo, vou ter aquelas células de memória guardadas em mim. Essas células produzem anticorpos de uma forma tão rápida e intensa que nem dá tempo de a pessoa ter os sintomas — explicou.
Ouça a entrevista:
A entrevista também tratou sobre as primeiras descobertas da imunização, movimento antivacina, entre outros tópicos que podem cair em prova.
O convidado do Grupo RBS desta semana foi o apresentador e narrador esportivo Marcelo De Bona, que sugeriu que o momento servisse para uma reflexão para o futuro, sobretudo com relação à carreira escolhida.
— Quem sabe mirar também no aspecto prático? Aproveitar o momento para entender como é a rotina do profissional da área que o estudante está escolhendo. Tirar um pouco o peso da teoria, que é importante, é claro, mas ter também uma compreensão melhor da vida profissional. Pode ser um exercício para auxiliar a tirar o peso do estudo em meio a esse cenário tão complicado — comentou.
Próxima semana
O "Enem na Gaúcha", na próxima semana, reúne sucessos da música brasileira que auxiliam na revisão de conteúdo, entre outros temas. A atração tem a produção e apresentação de Gustavo Gossen.