Por conta da pandemia de coronavírus, a principal orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e órgãos oficiais é para as pessoas ficarem em casa. A covid-19 esvaziou ruas e também instituições de ensino, que precisaram se reinventar e focar na educação a distância (EAD).
Eliseu Ferrigo, gerente de educação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), diz que o período de distanciamento pode ser aproveitado para agregar valor ao currículo. De acordo com Ferrigo, muitas pessoas veem nos cursos a distância um importante aliado para fugir do tédio, somar conhecimento e aumentar a relevância no mercado de trabalho.
— Temos de aproveitar este momento para focar na carreira, aproveitar o pouco mais de tempo neste momento para pensar — resumiu.
O site do Senai, por exemplo, tem uma área focada em cursos online e gratuitos durante a pandemia. Segundo Ferrigo, o formato EAD supre as necessidades atuais dos alunos. Entretanto, salienta que mais cedo ou mais tarde a prática fará falta.
— Nem todos os alunos se adaptam no mundo EAD. Estamos ministrando cursos até onde o ensino a distância pode ir. Temos cursos práticos que daqui a pouco vão ter de parar. O afastamento é necessário. Por outro lado, temos alunos que gostaram da plataforma e estão aproveitando o momento para enriquecer o currículo, conhecendo mais materiais e absorvendo mais conhecimento — ressalta.
O ensino também virou o carro-chefe de uma empresa que não tinha esse foco. Fundada em Montenegro, a Dobra vende produtos como camisetas, tênis e carteiras e viu seu faturamento despencar com a pandemia. Por isso, Guilherme Massena, cofundador da empresa, teve uma ideia junto com seus colegas: uma plataforma de ensino.
— Vendemos itens de desejo, e isso fica lá no final da lista de prioridades. Então, pensamos em como poderíamos agregar valor para todas as pessoas que estão em casa. Criamos um canal para colocar e gerar conteúdo gratuito. O nosso caixa está saudável, sempre tivemos uma gestão financeira firme e temos a tranquilidade de pensar 100% em como agregar valor. Quando o "novo normal" aparecer, a receita vai voltar de alguma forma — diz.
O site oficial mudou. O querodobra.com.br virou o "Dobraflix", uma plataforma de EAD e geradora de conteúdo compartilhado. Em um mês, são 20 mil novos alunos cadastrados nos cursos gratuitos da empresa. Um dos parceiros é a Escola Conquer. Os cursos de negócios sempre tiveram como foco o fator presencial. Com a disseminação mundial do vírus, os fundadores precisaram de 72 horas para digitalizar todo o conteúdo, que tinha cerca de 1,5 mil alunos matriculados.
— Precisamos constantemente evoluir e nos adaptarmos. O nosso conhecimento fica defasado muito rapidamente. Estamos vivendo um momento de muitos medos e incertezas, por isso liberamos gratuitamente um curso da nossa plataforma sobre inteligência emocional, que tornou-se fundamental — explica Hendel Favarin, cofundador da Conquer.
A formação citada por Favarin é o atual "case de sucesso" da Conquer. Antes da pandemia, a escola tinha 30 mil alunos. Assim que o módulo de inteligência emocional foi liberado no site de maneira gratuita, o número de acessos cresceu: foram mais de 500 mil em 83 países.