Nesta sexta-feira (7), começa a convocação de candidatos aprovados na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2020. As instituições de Ensino Superior participantes são responsáveis por realizar as chamadas e cada uma delas possui um cronograma próprio.
Por isso, os candidatos devem acompanhar os sites das instituições onde manifestaram interesse em participar dessa etapa. As convocações para matrícula vão até o dia 30 de abril.
O prazo para participar da lista de espera foi de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. A oportunidade foi destinada aos participantes que se inscreveram no processo seletivo e não foram selecionados em nenhuma das opções de curso na chamada regular.
Este ano, o Sisu teve 1.795.211 inscritos e 3.458.358 inscrições, já que cada candidato pode escolher até duas vagas no processo seletivo. A região do país com o maior número de inscrições foi a Nordeste, com 1.375.758. Na sequência, vieram o Sudeste, com 1.088.094; Sul, com 368.751; Norte, com 322.954, e Centro-Oeste, com 302.801.
O que é o Sisu
O Sisu é uma das formas de ingresso na educação superior com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Trata-se do sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) por meio do qual instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas a participantes do exame. Quem não conseguir uma vaga pelo Sisu, pode tentar uma vaga pelos vestibulares tradicionais.
Há ainda o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferta bolsas integrais e parciais (50%) em instituições privadas; o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), para financiar o valor da graduação.
Ainda não é assinante? Assine GaúchaZH e tenha acesso ilimitado ao site, aplicativos e jornal digital. Conteúdo de qualidade na palma da sua mão.