As duas principais universidades privadas do Rio Grande do Sul terão vestibular no mesmo fim de semana. A primeira prova será da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), dia 26 de outubro (sábado), com oferta de aproximadamente 11 mil vagas em 80 cursos. No dia seguinte (27, sábado), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) faz o seu processo seletivo, com 3,6 mil vagas em 67 cursos.
Vestibular Unisinos
Na Unisinos, o vestibular de verão 2020 contempla cursos nas modalidades presencial, híbrido e a distância (EAD). A prova é no dia 26 de outubro (sábado), das 9h às 12h30min, nos campus São Leopoldo e Porto Alegre e também nos 30 polos EAD distribuídos em diversas regiões do Rio Grande do Sul, além de Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro.
São 23 questões objetivas entre todas as áreas do conhecimento, mais a redação. Quem concorre a vagas nos híbridos e EAD faz somente a prova de redação, das 9h às 11h. Candidatos a cursos presenciais com 25 anos ou mais também fazem somente a redação. Os vestibulandos devem chegar ao local da prova com uma hora de antecedência.
Interessados nos cursos EAD têm ainda a opção de agendar a prova para outra data até abril de 2020. A graduação a distância da Unisinos tem nota cinco, conceito máximo concedido pelo Ministério da Educação (MEC) nessa modalidade. Os aprovados nesses cursos para 2020 terão 30% de desconto nas mensalidades do primeiro semestre de graduação.
A Unisinos também aceita a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso, caso o candidato tenha feito o exame entre 2016 e 2018. O vestibulando deve informar os dados no momento da inscrição. A taxa é de R$ 40.
Inscrições e informações no site: unisinos.br/vestibular.
Vestibular da PUCRS
Na PUCRS, a novidade é que a prova será aplicada em um único dia, não em dois, como era até o ano passado. Para isso, o número de questões foi reduzido para 50, em vez de 90. A exceção é o curso de Medicina, que terá 70 questões e uma hora a mais de prova, somando cinco horas e meia. Para os demais, a duração será de quatro horas e meia. Todos começam a prova às 13h do dia 27 de outubro (domingo).
O exame será dividido em duas partes. A primeira é igual para todos os cursos, incluindo a redação e mais 30 questões objetivas, sendo 10 em cada uma das disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática e Língua Estrangeira. A segunda parte varia conforme o curso. Na área de humanas, serão 20 questões de Geografia, Literatura e História. Física, Química e Biologia não serão cobradas. Nos cursos de exatas e saúde, exceto Medicina, os vestibulandos terão uma prova com 20 questões de Física, Química e Biologia, e não serão testados em Geografia, Literatura e História. No vestibular de Medicina, que terá 70 questões no total, o candidato terá de responder as 30 questões do núcleo comum e mais as 40 dos dois núcleos específicos (exatas e humanas).
A PUCRS também aceita ingresso com a nota do Enem. O candidato pode fazer essa escolha no momento da inscrição, dispensando o vestibular, ou pode também concorrer com as duas notas, sendo chamado pela que render a melhor classificação. Serão aceitas as notas dos exames a partir de 2010. A taxa de inscrição é R$ 75 e o prazo se encerra nesta quarta-feira (16).
Inscrições e informações no site: pucrs.br/estudenapucrs