Aluno do oitavo semestre do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Lucas Kehl representa o Brasil em um programa internacional que busca resultados para os objetivos de desenvolvimento sustentável estipulados da Organização das Nações Unidas (ONU). Com mais dois parceiros, ele desenvolveu uma startup que ajuda a apontar problemas referentes à água em todo o mundo e sugerir soluções.
Desde março, o trio, que conta também com um egípcio e com um paquistanês, trabalha no desenvolvimento do mapa (mapforwater.com) que pode ser acessado por qualquer pessoa que deseja reportar algo sobre a sua região.
— Já tenho interesse grande pela área da água, porque acredito que ela vai ser o grande problema e a grande oportunidade do futuro. Quero ajudar a resolver os problemas de forma que isso faça sentido para os meus valores morais, de buscar algo sustentável e socialmente correto — disse.
Na manhã desta sexta-feira (16), a plataforma registrava 16 problemas e 24 soluções em diferentes partes do globo. No Rio Grande do Sul, havia três reclamações e três soluções apresentadas.
Organizado pela norueguesa Young Sustainable Impact (YSI), o programa contou mais de 12,5 mil inscritos de 178 países. Desse total, 27 foram escolhidos para desenvolver e apresentar seus projetos a investidores em Oslo, na Noruega, no dia 23 deste mês.
— Me envolvi com o projeto conhecendo o YSI, que todo ano abre seleção. Fiz a inscrição, fui selecionado e colocado para trabalhar com o tema "água".
Há outros sete grupos de trabalho participando do programa.
Depois da apresentação, o estudante vai para um intercâmbio na Suécia, onde cursará um semestre na Halmstad University.