A partir desta terça-feira (23), quem acessar o site do Prêmio RBS de Educação - Para Entender o Mundo terá a possibilidade de conhecer em detalhes os 20 projetos finalistas e vencedores – 10 das escolas públicas e outros 10 das privadas – da edição 2018 da premiação, que destaca iniciativas de incentivo à leitura. Eles estarão encartados nos chamados Cadernos de Replicação, uma espécie de cartilha com o passo a passo de cada ação desenvolvida pelos educadores selecionados. Inédita, a iniciativa tem o objetivo de compartilhar as práticas realizadas em sala de aula, propondo metodologias a outros professores para realizá-las.
No ano passado, uma equipe da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e do Grupo RBS, instituições idealizadoras do prêmio, visitou as 20 instituições para conhecer de perto cada trabalho finalista. Com o auxílio dos próprios docentes, os cadernos foram criados dando início a um grande banco público de boas práticas na educação. É só o começo. A meta é, a cada ano, ampliar este banco de dados com os projetos das próximas edições, oportunizando aos vencedores terem suas práticas educativas replicadas de forma acessível e versátil. As inscrições para a edição de 2019 do prêmio serão abertas no começo de agosto (veja abaixo).
Segundo a pedagoga Beatriz Cortese, gerente de projetos do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), um dos parceiros do prêmio, os cadernos chegam para preencher uma lacuna existente nos cursos de formação, que pouco discutem as práticas em sala de aula. A ideia é formar um guia com importantes subsídios aos professores sobre como eles podem proceder na mediação da leitura de seus alunos.
— Serão relatos de prática mais consistentes do ponto de vista didático. São modelos que, depois de compreendidos pelos educadores, podem ser transformados por eles — ressalta a pedagoga.
Vencedora na categoria escola privada no 6º Prêmio RBS de Educação, a professora de língua portuguesa Maura Coradin Pandolfo, da AVAEC Unidades Educacionais, de Veranópolis, considera os Cadernos de Replicação inovadores. Ela, que costuma pesquisar trabalhos de outros educadores para levar à sala de aula, confessa que sempre sentiu falta deste tipo de material. Para buscar inspiração, acabava sempre adquirindo livros produzidos pelas editoras especializadas. Antes mesmo dos cadernos serem criados, a professora de Veranópolis já havia se inspirado no trabalho sobre museus, realizado pela professora Caroline Ferreira Soares, do Colégio Marista Pio XII, de Novo Hamburgo, também finalista da edição 2018, para desenvolver um trabalho em sala de aula. Agora, Maura promete conferir os primeiros 20 projetos que estarão disponíveis no site premiorbsdeeducacao.com.br.
— Mais do que destacar o professor vencedor, o Prêmio RBS de Educação ajudará a compartilhar conhecimento. É a valorização do nosso trabalho. Estou muito feliz de fazer parte desta nova etapa do prêmio — comenta Maura.
Para a campeã na categoria escola pública da edição de 2018, Ana Aline Gomes Schmitt, professora de língua portuguesa e das séries iniciais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, de Campo Bom, os Cadernos de Replicação serão um norte para os educadores que buscam novas ações para serem trabalhadas com os alunos.
— Se só ouvindo os demais colegas finalistas, já tinha ficado com vontade de reproduzir os trabalhos em sala de aula, imagine agora, que terei acesso ao conteúdo em detalhes. Isso ajudará muitos professores! — afirma Ana Aline.
O Caderno de Replicação pode ser baixado do site gratuitamente na versão compilada (com os 20 projetos) ou na versão individual (com cada projeto). Será possível, também, filtrar a pesquisa pelos campos professor, projeto, escola, ano, série, categoria, tema, cidade e premiação. Qualquer pessoa pode ter acesso ao conteúdo, bastando apenas inserir o nome completo e um e-mail de identificação antes de baixar o material. O propósito é que, como diz no próprio site, após a leitura do material os educadores se sintam aptos a replicarem ou desenvolverem o próprio projeto, pois conhecimento transforma.
Como acessar
- Os Cadernos de Replicação podem ser acessados gratuitamente no site do Prêmio RBS de Educação.
- É possível baixar o compilado sobre os 20 projetos finalistas da edição de 2018 do prêmio e também conferir o caderno específico de cada iniciativa.
- Qualquer pessoa pode ter acesso ao conteúdo, basta inserir o nome completo e um e-mail de identificação antes de baixar o material.
7ª Edição do Prêmio RBS de Educação
- Inscrições de 1º de agosto a 12 de setembro pelo site
- Categorias: Escola Pública e Escola Privada
- Menções honrosas para projetos que por meio da leitura debatam temas como Meio Ambiente, Cidadania, Gênero, Raça e Inclusão (Acessibilidade).