A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), está com um edital aberto para ofertar, pela primeira vez, cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) a distância. Instituições interessadas em oferecer programas nessa modalidade, inicialmente para mestrado, devem apresentar proposta até o dia 9 de agosto. As informações são do jornal O Globo.
Portaria sobre o tema foi publicada pela Capes no Diário Oficial da União em 29 de abril. Para abrir um mestrado stricto sensu a distância, a instituição de ensino já deve contar com um programa presencial na mesma área, com nota na avaliação do órgão de no mínimo 4 (em uma escala que vai até 7). A instituição também deve ser credenciada pelo MEC e ter nota mínima de 4 (nesse caso a escala vai até 5) no Índice Geral de Cursos (IGC).
Ainda de acordo com a portaria, somente serão permitidas propostas de doutorado a distância depois do primeiro ciclo de avaliação do programa de mestrado oferecido na modalidade.
Segundo o jornal O Globo, a Capes não informou quantas instituições de ensino já apresentaram propostas. As inscrições começaram em 1º de julho. A decisão de ofertar cursos na modalidade a distância foi justificada pela Capes à reportagem de O Globo pelo fato de já existirem atividades nesse formato em muitas aulas de cursos de pós-graduação. Ainda de acordo com a Capes, a medida ajuda a interiorizar os cursos de pós no país.