Uma novidade mágica invadirá a grade curricular do curso de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no próximo semestre — palavras como “trouxas” e “azkaban” serão faladas com frequência. Se você está por dentro do significado dessas expressões, já entendeu que estamos falando do bruxinho mais famoso da literatura mundial. Pois é, agora, os alunos da UFSM poderão cursar a disciplina eletiva chamada Fenômenos Literários Contemporâneos: Harry Potter e a virada do milênio, que estudará o fenômeno de massa que a série de sete livros escritos por J.K Rowling causou no mundo.
Idealizada por Nikelen Witter, professora de História Contemporânea da UFSM, a cadeira busca entender o impacto que as obras provocaram nos leitores da virada do milênio.
— Muitas pessoas se tornaram leitoras e escritoras em função dessa série. E esse é um elemento muito forte para tentarmos entender como esse fenômeno pegou em cheio uma geração de crianças e jovens — diz a professora.
Ela brinca que é pré-requisito ter lido todos os livros para fazer a disciplina.
— Não adianta se matricular na cadeira se viu somente os filmes — diverte-se.
Na realidade, as aulas são fundamentadas em livros e artigos acadêmicos sobre o assunto. Por ser uma cadeira voltada à formação de professores, Nikelen explica que os textos estudados buscarão entender como a linguagem usada por J.K Rowling conseguiu angariar tantos fãs e dialogar com pessoas do mundo inteiro.
— Como professores, precisamos entender como podemos nos conectar com jovens e adolescentes para, aí, trabalharmos em sala de aula conceitos sobre resistência e preconceito, por exemplo, que são assuntos que permeiam a narrativa de todas as obras e também a História — avalia.
O sucesso
A professora, que também é fã de Harry Potter, afirma que, em diversas oportunidades, os próprios alunos levavam às aulas exemplos de situações apresentadas nos livros. Esse foi o gatilho para ela misturar suas pesquisas sobre literatura de fantasia e seus impactos sociais com o universo Harry Potter.
Para a pesquisadora, o grande sucesso da franquia do bruxinho se deve à linguagem acessível adotada pela autora e à identificação gerada entre os três principais personagens (Harry, Hermione e Rony) com seu público leitor.
— Além disso, ela misturou elementos mitológicos, históricos e questões do ser humano, como as angústias adolescentes, que transmitiam a sensação de que tanto o leitor quanto os personagens estivam vivendo e crescendo juntos — acredita Nikelen.
A disciplina terá carga de 30 horas e 50 vagas. As aulas ocorrerão nas quartas-feiras à tarde.