Pedir uma promoção: esse momento chega para muitos profissionais que desejam crescimento e reconhecimento profissional. No entanto, a insegurança e o medo da decepção antecedem esse momento que pode ser decisivo para a carreira. É importante estar ciente da sua trajetória, fazendo uma autoavaliação do trabalho. Para conseguir uma promoção, o processo começa logo no início da carreira, afinal, o desempenho vai sendo construído ao longo do tempo e não de "um dia para o outro". Se você almeja o crescimento profissional, confira as dicas de duas especialistas para se destacar no seu emprego e para pedir uma promoção:
Atualização
É muito importante para quem deseja ter um progresso na carreira estar sempre em busca de qualificação profissional. É uma forma de se adaptar às mudanças do mercado de trabalho, com os novos cenários da área em que você atua, além de proporcionar competência para atuar em outros setores, possibilitando um leque de oportunidades. Não espere que a empresa lhe peça para realizar um curso de aperfeiçoamento, lembre-se que a qualificação é para a sua carreira. Se achar conveniente, peça auxílio financeiro para realizar algum curso, já que pode ajudar a melhorar seu desempenho dentro da empresa.
Proatividade
Se você já domina suas atividades, que tal aprender novas funções? Demonstre interesse em se desenvolver e disponibilidade para ajudar colegas e gestores com outras tarefas. Faça além do seu papel. Mas, claro, lembre-se que é imprescindível executar o seu trabalho com qualidade e agilidade, supere as expectativas com as suas atribuições, para então fazer algo a mais. Esses atos farão com que o seu diferencial seja percebido.
Bom relacionamento
Ter um bom relacionamento com chefes, gestores e colegas de diferentes setores e níveis hierárquicos é muito importante. Interaja com quem você não tem muito contato. Contribua para gerar um ambiente colaborativo, para que todos agreguem para o crescimento da empresa. Sempre que for preciso, não tenha medo de buscar ajuda com gestores e colegas.
Feedback
Estabeleça junto com seu gestor períodos para receber feedback sobre o seu trabalho, para saber se as expectativas em relação ao seu desempenho estão sendo atendidas. Isso ajuda tanto no desenvolvimento técnico, ou seja, no conhecimento e na execução de suas atividades, quanto no desenvolvimento comportamental. Além disso, questione em que pontos você pode melhorar ou se aperfeiçoar.
A hora de pedir uma promoção
Antes de mais nada, você deve estar ciente de que é preciso marcar um horário com seu chefe: não chegue de "surpresa" para conversar sobre um assunto importante como este. De acordo com Simone Kramer, coach executiva e vice-presidente de expansão da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), o tempo indicado para pedir uma promoção é depois de estar atuando na empresa no mínimo entre seis meses e um ano.
Lembre-se que a promoção é resultado da entrega profissional, por isso, foque nos seus resultados, tanto em termos de qualidade quanto de prazo. Tenha indicadores sobre o seu trabalho. Mostre os seus projetos e resultados que agregaram valor à empresa. É importante ter humildade, não fale somente suas qualidades, prefira falar das qualidades que você está desenvolvendo. Ao questionar uma possível promoção, conte sobre o seu desejo de crescer dentro da empresa e adquirir mais conhecimento.
Caso você tenha recebido uma boa proposta de outra empresa e esse seja o motivo de você ter decidido pedir uma promoção na companhia em que você atua, pergunte ao seu chefe qual a visão dele sobre a sua possibilidade de crescimento antes de citar a proposta que você recebeu. Se for o seu desejo, diga que você gostaria de permanecer na empresa mesmo com essa outra proposta.
Fontes: Simone Kramer, coach executiva e vice-presidente de expansão da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e Thaís Garzieira, sócia-diretora da Staff Recrutamento e Consultoria em RH.