Os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Educação, não representam um grande alento para o Índice de Desenvolvimento Estadual-RS (iRS). Mesmo obtendo índices melhores de desempenho escolar, outras variáveis podem significar que o Estado registre pouco avanço — ou até alguma queda — na educação.
No último indicador divulgado, no começo de agosto, o Estado caiu do nono para o 11º lugar no ranking nacional, piora impulsionada pelo aumento na taxa de distorção idade-série no Ensino Médio. Na rede gaúcha, 30,6% dos alunos não apresentavam a idade considerada ideal para as turmas em que estavam matriculados em 2016.
Outra variável levada em conta pelo iRS é o desempenho dos estudantes gaúchos na Prova Brasil, avaliação aplicada a cada dois anos para medir o aprendizado dos alunos em português e matemática. O índice divulgado no começo de agosto apresentou dados de 2015, já que não havia sido disponibilizado o resultado da nova avaliação, que integra o Saeb. Com a divulgação dos novos dados pelo Ministério da Educação, o iRS de 2017, que será divulgado ano que vem, já contará com os novos dados.
Ainda que o Rio Grande do Sul tenha melhorado o desempenho em relação a 2015 nas provas de português e matemática em todas as etapas — 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio —, o impacto disso no iRS do ano que vem deve ser relativo por conta do peso de outros fatores que afetam o cálculo da educação no Estado.
— Não dá para deixar de considerar que é uma notícia positiva: o Estado melhorou, mesmo que não de maneira expressiva, e isso tem um impacto. Mas ainda há muitas outras variáveis, em especial a distorção idade-série e taxas de matrícula aquém do que deveriam, que influenciam essa nota — analisa Ely Mattos, professor da Escola de Negócios da PUCRS.
Além da diferença que os índices melhores no Saeb devem ter na avaliação da educação no ensino básico gaúcho, o iRS a ser divulgado em 2019 vai mostrar acomo o Rio Grande do Sul ficou em relação aos outros Estados, que também tiveram os resultados das provas divulgados nesta quinta.
O que é o Saeb
O Saeb é uma avaliação aplicada pelo MEC e composta por questionários respondidos por professores, diretores e alunos, além de provas de português e matemática aplicadas a estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. A avaliação ocorre a cada dois anos e a última edição foi aplicada nos dias 23 de outubro e 3 de novembro de 2017, com mais de 5,4 milhões de estudantes envolvidos em todo o país.
As provas são aplicadas em todas as escolas públicas com pelo menos 10 alunos matriculados em cada série avaliada. Na rede privada, a avaliação é amostral. Os resultados são apresentados em uma escala de 0 a 500, com níveis de proficiência de 0 a 9. Os dados do Saeb ajudam a compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que terá os resultados divulgados na segunda-feira (3) pelo Ministério da Educação.