O Caras da educação, é uma iniciativa da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho que segue um de seus pilares – Apoio ao Protagonismo Jovem –, no qual incentiva projetos e ações que auxiliem no desenvolvimento da formação do pensamento crítico do jovem, prezando o empoderamento e fortalecendo a autonomia para que se tornem autores de sua própria história.
Sendo composto por uma série de fotografias e entrevistas realizadas com estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de Porto Alegre, o projeto tem como objetivo dar voz aos jovens retratando seus desejos e vontades, bem como opiniões sobre o ensino, a escola, o futuro e a Educação.
Nome?
Maiara Lamberti Crescencio.
Idade?
15 anos.
Ano que está e qual escola?
1 ano do ensino médio na Escola Raul Pilla.
Com quem tu moras?
Meus pais e meus três irmãos.
Onde?
Na restinga bem perto do colégio.
É um lugar legal de morar?
Olha, eu acho legal porque no local onde eu moro eu acho que é a zona mais apropriada pra morar.
Desde quando estás no Raul Pilla?
Desde que eu entrei no colégio, a vida toda.
Tu vens para a escola de ônibus?
A pé.
O que teu pai faz?
Meu pai tem a firma dele de perfurações e cortes.
E a tua mãe?
É dona de casa.
E teus irmãos?
Minha irmã de 18 anos tá na faculdade de administração, meu irmão tem 11 anos então ele só estuda aqui também e a minha outra irmã é bebê!
Participa do Grêmio Estudantil?
Não, na verdade, acho que a gente não tem um grêmio estudantil aqui no colégio. Tão tentando formar mas acho que ainda não tem e na minha turma eu só tô organizando o projeto do trimestre.
Do que tu gosta na tua escola?
Eu gosto da junção, do conjunto de professores e alunos. Eu acho que isso é bom, gosto da organização dos horários, não tem aquela coisa de muitos períodos.
Vocês tem laboratórios e bibliotecas aqui?
A gente tem biblioteca e acho que temos laboratórios de informática e artes mas eles não são usados há bastante tempo.
E vocês, alunos, costumam frequentar? Laboratórios?
Eu frequento quase todo dia, quando ela tá aberta, no caso.
Retira livros?
Esse ano eu ainda não retirei nenhum livro porque eu não fiz o cadastro então não pude tirar mas sempre que eu tenho cadastro eu tiro.
Tu lê bastante?
Gosto bastante de ler, tenho bastante livro.
E tu está te preparando pro ENEM ou pra UFRGS?
Eu sei que eu vou fazer o enem e se surgir oportunidades vou fazer concursos. Eu também sei que eu quero fazer faculdade, é uma coisa minha que eu quero. No momento eu quero fazer engenharia mas é uma coisa que eu ainda não tenho concreta ainda, eu ando bem preocupada com isso porque eu não tenho nada concreto.
Já sabe onde tu quer fazer?
Assim, pelo que eu vi da minha irmã e o que ela andou estudando, eu sei que a pucrs é uma boa faculdade, e que a ufrgs também então eu sei que essas duas são um padrão pra mim.
O que tu gostas de fazer quando não está na escola?
Várias coisas, na verdade, desenhar, tocar, jogar, que é uma coisa que todo adolescente hoje em dia gosta, brincar com a minha irmã, bastante coisa! Quando eu nao to na aula. Uma coisa que eu gosto de fazer com a minha mãe é ver séries e filmes, por exemplo riverdale, 3%, supernatural, teen wolf, the originals e várias outras, são muitas que eu gosto.
Tocar? Tu é música?
Sim!
O que tu toca?
Violão e guitarra, eu era da banda do colégio
Que estilo tu gosta?
Vários na verdade, eu sou bem eclética mas de tocar assim, eu gosto de tocar sertanejo que é uma coisa que desenvolve bem no violão, mas um estilo musical que eu ouço muito é o k-pop.
Tu és estudiosa?
Me considero uma pessoa estudiosa, tipo, eu gosto de estudar.
Como estão as notas?
Eu sou uma pessoa que tira bastante notas boas, as vezes ela cai por descuido.
Tem alguma disciplina que tu mais gosta?
Artes e algumas matérias de matemática.
Tu te sentes ouvida na escola e lá fora?
Eu acho que me sinto pouco ouvida na escola. Fora da escola sim, tudo que eu digo no meu meio social fora da escola eu sinto que faz diferença
O que achas que tem de mudar na sua escola?
Na escola... ah, na escola eu acho que tem que ter mais reciprocidade entre aluno e professor, aquela coisa do respeito, eu acho que tá tendo pouco, aquilo de ter interesse de puxar o aluno, de fazer o conteúdo ser interessante, de estar com aluno e ser mais amigo do aluno ou o que citei antes, do aluno ser mais ouvido e ter mais voz ou do aluno dar a ideia e pensarem bem sobre isso, de fazer a diferença o que o aluno fala eu acho que tem que ter mais essa…. reciprocidade
Das coisas que tu aprende na escola, o que tu acredita que pode levar pra fora? E das coisas que tu aprende do lado de fora, o que tu traz pra escola?
Tudo daqui a gente leva pra vida, muito sobre respeitar pra ser respeitado, não é aquilo de "ele ta em um patamar acima" é só tu saber que ele já passou por aquilo que tu tá passando e ele não merece ser desrespeitado. Acho que ter respeito e de saber ser educado não só dentro de casa e isso é algo que trago de casa pra cá.. tipo, eu sei que tenho que respeitar meus pais porque eles me criaram mas eu sei que eu tenho que respeitar aqui também porque foi o que me ensinaram, eles são mais velhos, mais renomados, digamos assim, tem mais experiência e acho que tudo que me falam, vale. Então isso é algo que trago dos dois lados.