Nome?
Amanda Gomes
Idade?
16 anos
Ano que está e qual colégio?
Segundo ano do ensino médio e estudo no Raul Pilla.
Com quem tu moras?
Com meus pais e meu irmão.
Tu tem irmãos?
Tenho. Tenho 3, mas só uma mora comigo e o outro eu não tenho convivência.
Onde tu mora?
Moro aqui em cima. Aqui na Restinga mesmo. Pertinho da escola.
É um lugar legal de morar?
É… mais ou menos, eu acho legal só que tem muitos crimes, sabe? Tipo assaltos e coisas assim, aí tem que tomar cuidado o horário que tu fica na rua mas eu acho bom. Acho que eu não trocaria de lugar.
Desde quando tu estuda aqui no Raul Pilla?
Desde a sexta série.
Onde tu estudaste no Ensino Fundamental?
Foi meio a meio né. Eu fiz do jardim ao quinto ano no Colégio Estadual Engenheiro Ildo Meneghetti e desde o sexto até agora eu estudo no Raul Pilla.
Tu vens para a escola como?
A pé.. demora mas eu chego.
Quanto tempo mais ou menos?
Uns dois minutinhos, mas eu demoro, sempre me atraso (risos).
O que teu pai faz?
Meu pai é motorista de ônibus.
E a tua mãe?
É servente aqui da escola.
Como é pra ti estudar na mesma escola na qual a tua mãe trabalha?
Ah então, é bem complicadinho porque quando eu me tornei líder da turma, eu precisei sair várias vezes da sala e isso atrapalhou um pouco meus estudos, sabe? Tipo, algumas matérias eu não pegava mas a mãe começou a me pegar nessas de dar a fugidinha das salas de aula e ela sempre fica de olho. As vezes eu saio escondido, fico cuidando pra ela não me ver mas depois ela me da uns puxões de orelha! Mas nunca tive problema, sei lá, vergonha por ela ser servente ou alguma coisa assim porque tem gente que tem, sabe? Mas eu nunca tive problema com isso!
Tu é do Grêmio Estudantil?
Sou! Sou a representante!
E o que tu faz no Grêmio?
Eu sou a Presidente do Grêmio só que a gente ainda tá em formação. A gente tem que criar o calendário do Grêmio, eu só to esperando o Dante, que é a pessoa que tá nos ajudando, no caso, é que eu nunca fiz isso,é a primeira vez, então eu preciso de apoio.
Há quanto tempo tu tá no Grêmio?
Alguns meses, desde esse ano mesmo.
O que tu gosta na tua escola?
Boa pergunta, nunca parei pra pensar no que eu gosto daqui. Não sei. Acho que… eu não sei se isso é com todos os alunos, sabe? Mas eu sinto que eu sou bem-vinda e querida aqui. Então eu gosto disso, dessa convivência, dessa harmonia que tem. Por exemplo, o vice diretor me conhece, um pouco pela mãe, mas ele trabalhava no Ildo, então ele já me conhece de lá! Os funcionários, professores e colegas.. eu gosto de me sentir acolhida e acho que é isso que eu mais gosto na escola!
O que tu não gosta na escola?
O que eu não gosto..? Deixa eu ver, a gente tem uma sala de informática, só que ela não é utilizada então eu acho que nos ajudaria bastante em pesquisa, alguma coisa assim porque tem alunos que não têm computadores ou condições de estar sempre indo em uma lan house pra fazer um trabalho ou alguma coisa assim e tem os computadores ali da biblioteca mas eles são três eu acho e não ajuda todos os alunos. Eu acho que ter mais acesso a computadores e alguém que ensine também seria uma boa porque tem gente que não sabe mexer.
Então vocês tem laboratórios e bibliotecas aqui?
Temos.. mas não são muito utilizados. Ano passado teve uma goteira, por causa do temporal que deu e depois disso interditaram o local mas tem sim, tem a biblioteca… a biblioteca é bastante utilizada, pelo menos, eu vou bastante lá.
Tu estás no cursinho?
Sim, eu faço dois cursinhos. Um eu consegui por causa da escola, na verdade eu nem ia me inscrever mas o seu Sérgio (vice-diretor) me deu um papelzinho pra eu me inscrever e eu ganhei a bolsa. É lá na QI, é de técnico em informática e eu ganho a passagem e um lanche de graça e o total do curso é 10.000 e pouco, é chocante, meus pais não teriam condições de pagar pra mim.
E o outro curso? Tu falou que faz dois?
É de inglês! Na QI também, mas a mãe tá tendo condições de pagar esse curso.
E como tu vai pra esse cursinho?
Vou de ônibus. É lá no centro.
Qual turno?
De tarde.
Tu já está se preparando pra UFRGS ou pro ENEM de alguma forma?
To! To pensando bastante nisso. Não só eu como minha amiga. A gente vê um futuro juntas, então a minha mãe tá me falando bastante sobre o ENEM mas eu tava pensando em ir pra fora.. Não ficar aqui. Aí é uma coisa que eu vou ter que trabalhar um pouquinho a mais mas eu to vendo primeiro porque to com receio de deixar meus pais aqui, sabe? Queria que eles fossem junto só que também tenho que ir atrás do meu futuro sozinha!
Que curso tu quer fazer?
Nisso eu também tenho dúvidas mas eu to focada mais em astronomia, fazer física e depois focar mais em astronomia. Meu sonho era trabalhar na NASA né, vou ter que estudar bastante mas nada é impossível!
O que tu gosta de fazer quando tu não está na escola?
Por causa do curso eu me sinto bem cansada, sabe? Então eu fico em casa mais na internet, vendo uns vídeos, ás vezes eu leio mas não é sempre. Recentemente eu parei um pouco de ler mas é isso que eu gosto de ficar fazendo. Eu vejo série, tava vendo aquela série “Perdidos no espaço”, eu to amando. Amo essas coisas!
Tu és estudiosa?
Então.. mais ou menos. Digamos que eu sou estudiosa com coisas que não são dadas em sala de aula! Então, por exemplo, eu gosto muito de estudar sobre a mitologia grega, astronomia, que não são coisas que estudo em sala de aula mas que me interessam mais do que o que estão passando ali, mas.. é, mais ou menos.
Como estão as notas?
Olha, não saíram ainda mas eu espero que estejam boas! Agora ta tendo bastante trabalho pra fazer né, tem uns seis ou sete mas eu vou acumulando, sou uma pessoa que deixa tudo pra última hora, então eu to acumulando e vou fazendo aos pouquinhos, então eu só to esperando pra ver as notas.
Tem alguma disciplina que tu mais gosta?
Ah, matemática.
Tu te sentes ouvida na escola... e lá fora?
Fora da escola eu não saberia dizer mas dentro da escola eu acho que sim. Eu sou líder da turma então quando eu preciso de alguma coisa na direção eu falo com o seu Sérgio e ele vai fazer o possível pra conseguir me ajudar naquilo, sabe? Mas por exemplo, as nossas classes são muito baixas então tem alunos por serem mais gordinhos ou maiores que não conseguem caber na classe, então eu precisava de mais classes e fui falar com o Seu Sérgio e ele disse que daria mas que teria ver com os funcionários e eles disseram que se eu quero esse tipo de mudança eu deveria procurar na escola particular e eu fiquei um pouco magoada.
O que achas que tem de mudar?
Hmm.. tá, deixa eu ver, eu acho que a gente tem que ter uma organização melhor em algumas coisas mas os alunos e a comunidade também tem que ajudar. A gente ta fazendo um projeto esse ano da sustentabilidade, então a comunidade toda se juntou pra fazer um mutirão, pra gente arrumar as salas de aula mas a gente arrumou tudo direitinho e eu não sei se tu viu quando chegou aqui mas tem um monte de móveis lá na frente, então a gente perdeu tempo arrumando aquilo correndo risco de pegar doença ou alguma coisa assim pra algum morador vir e jogar tudo lá na frente de novo. Isso me chateia um pouco e tinha gente que falava que os alunos estão fazendo o que era pro prefeito ou pro governo estarem fazendo e eu acho que não só na escola mas a comunidade deveria ajudar a gente a fazer umas mudanças, manter mais limpo os arredores da escola, pra gente mesmo se sentir mais confortável pra estudar. Olha essa porta.. sabe? Tá horrível!
E o que tu acha das coisas que tu faz e aprende aqui dentro que podem te ajudar a mudar o lado de fora também?
Eu acho que é isso mesmo, a sustentabilidade. Eu acho que eu fazendo aqui na escola eu vou ter mais conhecimento pra fazer em casa. Tipo a reciclagem , tomar mais cuidado na separação de lixo lá em casa, as plantas e o lixo pra não deixar no chão, acho que é isso.