Com falhas desde segunda-feira (8), o sistema de encaminhamento da carteira de trabalho segue com problemas para quem tenta garantir o documento no Estado. Diferente de quinta, quando a oscilação da plataforma não afetava os atendimentos ao cidadão, nesta sexta a situação se agravou. De acordo com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), além da lentidão, o serviço não estava disponível durante a manhã.
A recomendação é que o cidadão procure as unidades da FGTAS/Sine a partir da próxima semana. Só deve se dirigir às agências hoje quem tem urgência no pedido. Nesta semana, o governo do Estado chegou a emitir um comunicado sobre as dificuldades enfrentadas na emissão da carteira de trabalho.
Diante das dificuldades e falta de informações, a FGTAS encaminhou um ofício ao Ministério do Trabalho para que se posicione, de maneira oficial, sobre as causas dos problemas. Em novembro, o sistema passou do setor de tecnologia da pasta para a empresa Dataprev, que assumiu o fornecimento da plataforma para todo o país. Na época da migração, ficou instável por 30 dias.