A reitoria que vai conduzir a Unisinos pelos próximos quatro anos toma posse nesta quinta-feira (4) em São Leopoldo. Também assumem — ou reassumem — seus cargos os diretores das unidades acadêmicas e os decanos de cada escola da universidade. Reitor desde 2006, o padre Marcelo Fernandes de Aquino foi escolhido para continuar à frente da universidade por mais quatro anos, até 2021.
A posse, que será realizada às 19h no Anfiteatro Padre Werner, ocorre no início de um ano que deve ser marcado por uma série de mudanças no modelo de ensino da instituição. A Unisinos anunciou, no final de 2017, que vai passar a permitir uma formação mais ampla e personalizada aos estudantes a partir da integração entre diferentes cursos. Também vai focar na possibilidade de interação entre os alunos de todas as áreas.
— O aluno quer ter protagonismo junto da universidade na elaboração do seu itinerário formativo. É isso o que estamos propondo. Vamos renovar os projetos pedagógicos dos cursos, oferecendo maior flexibilidade de atividades acadêmicas. A Unisinos está evoluindo — descreve Aquino.
O reitor destaca feitos recentes, como a nota recebida no Índice Geral de Cursos (IGC), de 2016, que coloca a Unisinos como a melhor graduação na rede privada da Região Sul — feito alcançado pela quarta vez consecutiva na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Aquino também ressalta o incentivo à pesquisa, mesmo diante da crise econômica que tem afetado o país, com investimentos em cinco institutos tecnológicos considerados "de ponta":
— A Unisinos não vive de espasmos, um ano apostando na pesquisa, no outro fechando dois programas. Temos mantido um crescimento e excelência que, se não estão acelerados, têm se mantido constantes.
Com campi em São Leopoldo e Porto Alegre, a universidade conta com mais de 70 cursos de graduação, sete mestrados profissionais, 19 mestrados acadêmicos e 18 doutorados.