Morreu na manhã deste sábado (2) o professor e reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Osvaldo Casares Pinto, 55 anos, vítima de um câncer contra o qual lutava há mais de um ano.
Natural de Rio Grande, Pinto atuava no magistério há mais de 34 anos. Era graduado em Engenharia Civil e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Possuía especialização em Engenharia Civil pela Furg, mestrado e doutorado na mesma área pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Os atos fúnebres serão realizados no átrio da Reitoria do IFRS, em Bento Gonçalves, a partir das 16h deste sábado (2). Em Rio Grande, a cerimônia será realizada no domingo, no anfiteatro Earle Barros do Campus Rio Grande. O horário ainda não foi informado.
Pinto deixa a esposa Carmen Lenira de Ávila Pinto, com quem era casado desde 1987. O IFRS decretou luto oficial de três dias, mas as provas do processo seletivo marcadas para domingo estão mantidas.