O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para a universidade para milhares de estudantes de todo o país, será aplicado neste ano em dois domingos – em 5 e 12 de novembro. Diferentemente das outras edições, a prova de Redação será no primeiro fim de semana, junto aos testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Leia mais
Gaúchos representam o Brasil em campeonato mundial de educação técnica
Confira dicas para aperfeiçoar seu inglês sem sair de casa
Conheça cursos online gratuitos para turbinar seu currículo
E é sobre esta última prova, que engloba conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação, que trata a primeira reportagem da série de dicas sobre o Enem 2017.
Interpretação
Professora de Escola de Aplicação da Feevale, com mestrado em Processos e Manifestações Culturais, Ana Cândida Santos de Carvalho já deixa um toque relevante:
– O Enem é focado na interpretação dos conteúdos. Quem pretende ir bem na prova deve ler muito e ter ótima interpretação textual.
Por a prova ser focada em interpretação, a professora explica que a gramática não é tão cobrada no Enem, sendo muito mais importante dominar acentuação, pontuação, ortografia e, principalmente, os implícitos – ou seja, aquilo que está nas entrelinhas do texto.
A doutora em Linguística Aplicada e professora da Unisinos e da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) Sabrina Vier exemplifica a importância da interpretação do texto. Para ela, o aluno deve saber identificar as marcas linguísticas do texto. Assim, conseguirá facilmente solucionar a pergunta.
– Nas questões de Literatura, por exemplo, a resposta sempre está no trecho do texto apresentado. Cabe ao candidato ler atentamente esse trecho e, assim, ele conseguirá facilmente saber qual a alternativa correta – conta Sabrina.
Faltando apenas três meses para a aplicação do Enem, o Sala de Aula lança uma série para tratar de cada uma das quatro áreas de conhecimento exigidas no exame. Um capítulo será dedicado à Redação.
Entenda e domine o tema
Mas como saber dominar a interpretação de texto e identificar as marcas de linguagem citadas pela professora Sabrina? Segundo ela, cabe ao professor ensinar aos alunos como realmente "ler um texto", entendendo cada palavra e o porquê de ela estar ali.
Para isso, treinar a leitura do enunciado de provas dos anos anteriores é uma das dicas. E a professora reforça: estude com provas do Enem de anos anteriores, e não com as de vestibulares.
Leia mais
Veja cinco sites que vão te ajudar a estudar para o Enem de graça
Saiba como o WhatsApp pode se tornar um aliado na escola
Veja como conquistar um certificado de conclusão do ensino médio
– O Enem tem uma linguagem e um estilo muito particulares, que o candidato só vai conhecer acessando essas provas antigas – diz Sabrina.
Para a professora Ana Cândida, outros conteúdos importantes a serem estudados para a prova de Linguagens são a significação das palavras, os articuladores e o domínio da argumentação. Isso pode ser obtido por meio da produção de textos, que também já ajudam o aluno a se preparar para o exame mais temido por muitos: a prova de Redação.
Ajuda de amigos
– Por meio da escrita, nós conseguimos identificar também as dificuldades do aluno. É possível notar se ele precisa estudar mais a acentuação das palavras, a pontuação do texto, o embasamento de seus argumentos e outros conteúdos – exemplifica Ana.
Para quem já saiu da escola e também vai fazer o exame, pedir a ajuda de amigos que possam ler os textos e apontar questões a serem revistas é uma dica de Ana Cândida. Outra possibilidade é assistir videoaulas disponíveis no YouTube e acompanhar sites de jornais e portais de notícias para se manter atualizado.
Como estudar
–Leia constantemente, e não se limite a alguns gêneros textuais. Leia de tudo: textos dissertativos, opinativos, crônicas, romances etc.
– Na Literatura, busque autores contemporâneos. Os textos são prazerosos e há chances de aparecerem na prova. Opte por Caio Fernando Abreu, Clarice Lispector, Rubem Fonseca, Dalton Trevisan, Ana Cristina César e Hilda Hilst.
– Leia poesia. Se acostume às pouco convencionais formas como um poema cria significados.
– Esteja ciente de que a língua é flexível, que varia no tempo e no espaço. A forma como alguém fala no Rio Grande do Sul é diferente da maneira de se falar no Rio de Janeiro. Todas essas possibilidades são válidas e fazem parte do uso da língua. E isso é uma cobrança do Enem: o aluno não deve ter preconceitos linguísticos.
– Tenha noções básicas sobre os movimentos artísticos e sua relação com o momento histórico em que eles estavam inseridos. Por exemplo, entenda qual era o contexto social do Brasil durante a Semana de Arte Moderna.
Fonte: professores da plataforma de ensino Me Salva!
Confira as próximas reportagens da série Enem nota 1000
17/ 8 – Dicas para a prova de Ciências Humanas
31/ 8 – Dicas para a prova de Ciências da Natureza
14/ 9 – Dicas para a prova de Matemática
28/ 9 – Dicas para a prova de Redação
*Produção: Alberi Neto